A Polícia Federal (PF), em cooperação com autoridades policiais colombianas, participou da prisão de dois indivíduos procurados desde a deflagração da Operação Rei do Skunk, ocorrida em dezembro de 2023. Os investigados foram presos após apurações e a publicação dos nomes deles na lista de Difusão Vermelha da Interpol.
No Brasil, os investigados foram identificados como grandes fornecedores de drogas distribuídas a diferentes unidades da Federação – inclusive, em favor dos alvos da investigação conduzida pela Delegacia de Repressão a Drogas da Superintendência Regional da PF no Distrito Federal.
Para movimentar os valores provenientes da venda de drogas, eles contavam com uma ampla rede de pessoas físicas e jurídicas interpostas.
A força-tarefa pôs fim às medidas pendentes da Operação Rei do Skunk que, desde a deflagração, levou a outras investigações de grande relevância no combate ao narcotráfico, como as operações Fênix, Espelhum e, recentemente, Siderado.
As prisões efetuadas pela polícia colombiana na cidade de Letícia reforçam a importância da cooperação internacional e permitirão que os investigados respondam pelas práticas criminosas cometidas no Brasil.