Dança das cadeiras e Bortoleto na Sauber: as mudanças da F1 para 2025

A temporada de 2025 da Fórmula 1 se aproxima do início e está repleta de novidades. O grid contará, por exemplo, com seis novos pilotos. Entre eles, está o brasileiro Gabriel Bortoleto que, na Sauber, devolveu o país ao pelotão da principal categoria de automobilismo. Além dos novatos, há ainda mudanças de regras para as equipes se adequarem.

Uma das mudanças que permitiu a entrada de tantos novatos na F1 foi a ida do heptacampeão Lewis Hamilton para a Ferrari. A dança das cadeiras continuou com o espanhol Carlos Sainz, que foi para a Williams. As trocas foram tantas que apenas McLaren e Aston Martin vão manter os mesmos pilotos do ano anterior.

Além da dança das cadeiras, a F1 passa por mudanças sutis no calendário. O número de corridas continua o mesmo, mas em 2025 as três primeiras etapas ocorrerão na madrugada brasileira. Outra mudança é a saída do Grande Prêmio da Áustria para o retorno do GP da Bélgica.

Mudança nas regras

Entre as mudanças das regras esportivas, a extinção do ponto para o piloto que fizer a volta mais rápida de uma etapa chamou mais atenção. Além disso, um sistema de refrigeração foi implementado, para os pilotos usarem quando o serviço meteorológico indicar sensação térmica superior a 30,5 ºC. Cada automobilista titular também deverá ceder seu assento duas vezes para um reserva realizar uma sessão de treino livre.

Outra modificação é o aumento do peso mínimo do carro. O conjunto carro e piloto tem que pesar pelo menos 800 kg, dois a mais que em 2024. A pesagem desconsidera o novo sistema de refrigeração em situação de calor.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.