Em 2 dias, SP teve 65% da chuva esperada para fevereiro inteiro

São Paulo — A chuva registrada nesse sábado (1º/2) e domingo (2/2) em São Paulo já atingiu 65% do esperado para o mês de fevereiro inteiro. Durante o final de semana, a cidade registrou enchentes, chuvas fortes, deslizamentos de terra, famílias ilhadas, a morte de um motorista de aplicativo que ficou preso em um alagamento e o descarrilamento de um trem.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), ainda deve chover na capital paulista nos próximos dias. O levantamento da Defesa Civil apontou que a média climatológica de fevereiro é de 246 mm, sendo que nos dois primeiros dias do mês, já choveu 161 mm.


Relembre as ocorrências

  • A região do Jardim Pantanal, em torno do Rio Tietê, em São Miguel Paulista, zona leste, que transbordou durante a madrugada de sábado, passou o final de semana embaixo d’água. Na manhã desta segunda-feira (3/2), a água ainda não havia baixado, segundo relatos de moradores.
  • Também no sábado, durante um alagamento na Rua Prece, Vila Prudente, na zona leste, um motorista de aplicativo de 50 anos ficou preso em seu veículo e morreu. Ele chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Vila Alpina, mas não resistiu.
  • As chuvas que afetaram o estado provocaram um deslizamento que levou ao descarrilamento de um trem da CPTM em Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo, na manhã de sábado.
  • Uma mãe e suas duas filhas, uma bebê de 3 meses e outra de 1 ano, foram resgatadas pela Polícia Militar após ficarem ilhadas em sua casa por conta de uma enchente na madrugada de sábado.
  • Na noite de sábado, moradores do condomínio Reserva Magnólia, em Cotia, região metropolitana de São Paulo, sofreram perdas após terem as suas casas após um muro desabar, arrastar lama, barro e terra para dentro das residências.
  • A Defesa Civil estadual emitiu alerta severo por mensagens de celular, às 20h56 de domingo, em “razão da chuva forte persistente nas zonas oeste e sul” da capital paulista.

Previsão do tempo

A capital amanheceu com chuva fraca e isolada em parte da zona norte e leste nesta segunda-feira (3/2). A temperatura média é de 20ºC. No decorrer do dia, o sol deve aparecer entre nuvens e as temperaturas podem chegar aos 27ºC. As chuvas na forma de pancadas mais intensas devem permanecer concentradas entre o meio da tarde e o início da noite.

O potencial para inundações e deslizamentos de terra deve permanecer elevado nos próximos dias, devido ao solo encharcado e a continuidade das chuvas. Na terça-feira (4/2) o sol aparece entre nuvens e o tempo se mantém abafado. Os termômetros variam entre mínimas de 20°C e máximas de 27°C. Entre a tarde e o início da noite as pancadas de chuva retornam para a Grande São Paulo.

Chuva no estado durante o fim de semana

Em Santo André, uma precipitação pluviométrica acompanhada por rajadas de vento atingiu a região causando três quedas de árvore, doze deslizamentos de talude e três deslizamentos de terra, que ocasionou na interdição de uma residência. Não houve pessoas feridas ou desabrigadas, contudo, aproximadamente 22 pessoas foram desalojadas e encaminhadas para a casa de parentes. Em Diadema, houve a queda de onze árvores, nove quedas de muro e 36 residências ficaram alagadas.

Em Taboão da Serra, foi registrado um alagamento no Centro, onde uma idosa cadeirante estava ilhada e foi retirada pelo Corpo de Bombeiros. Não houve feridos. A Avenida Aprígio Bezerra da Silva (antiga Rodovia Régis Bittencourt) também ficou interditada temporariamente por conta de alagamentos.

Em Itaquaquecetuba, os alagamentos persistiram nos bairros Vila Maria Augusta, Vila Sônia, Vila Japão, e Jardim Fiorello. Foram instalados abrigos no município, um deles com dezessete adultos, dezessete crianças e seis idosos; outro com vinte e quatro adultos, dezoito crianças e dois idosos; e um terceiro com cinco adultos, cinco crianças e um idoso.

Em Campos do Jordão, houve a queda de diversas árvores, ocorreu o alagamento de 3 residências e doze pessoas ficaram desalojadas e foram encaminhadas para casa de parentes. Não houve vítimas.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.