Campinas inicia ano letivo com mais vagas que demanda em creches

Estão à disposição 42,4 mil vagas para crianças de 0 a 5 anos. Carlos Bassan

Pela primeira vez, a Secretaria de Educação de Campinas inicia o ano letivo com a oferta de vagas na Educação Infantil de Campinas maior do que a demanda. Estão à disposição 42,4 mil vagas para crianças de 0 a 5 anos. Atualmente as matrículas de 31.656 alunos estão ativas. Diariamente há o ingresso de estudantes.

A partir desta terça-feira, 4 de fevereiro, 11 supercreches do Espaço do Amanhã abrem os cadastros de interesse de vaga. Os resultados serão divulgados no dia 14 de fevereiro e as matrículas começam a ser feitas no dia 17. O início das aulas será a partir do dia 18, de acordo com o cronograma de cada escola.

As unidades com vagas disponíveis estão localizadas nos bairros: Campo Florido, DIC I, Ouro Verde, Cambará, Jardim Itaguaçu, Paraíso de Viracopos, Bosque das Palmeiras, São Luiz, Parque dos Pomares, Itajaí e Jardim São Bento. Com isso, as 16 supercreches estarão em atividade – no ano passado, cinco unidades iniciaram as operações.

Hoje, cerca de mil crianças, com idade entre 0 e 3 anos, aguardam uma vaga nas creches municipais. No entanto, como há matrículas em processamento, e com a abertura das 16 unidades do Espaço do Amanhã – que permitiu o aumento de mais 5 mil vagas – a expectativa é suprir o atendimento represado. 

Cadastro

Os pais ou responsáveis por crianças de até 5 anos podem fazer o cadastro de duas formas: on-line, por meio deste site ou, presencialmente, em uma escola de Educação Infantil municipal ou unidade colaboradora conveniada a Secretaria Municipal de Educação. 

O cadastro é uma etapa obrigatória antes da efetivação da matrícula. Para fazê-lo são necessários os seguintes documentos: Certidão de Nascimento da criança (original), documento com foto do responsável legal, comprovante de endereço (preferencialmente a conta de água), Cartão do NIS para os que são beneficiários do programa Bolsa Família.

As vagas são preenchidas de acordo com a disponibilidade de vagas e considerando a classificação dos interessados. Ela obedece a critérios como: inserção no Programa Bolsa Família, situação de vulnerabilidade, entre outros.

Cronograma para o início das aulas:

17 de fevereiro

  • CEI Adriana Missae Momma – Rua Junqueira Freire, 225 – Residencial Campo Florido
  • CEI Edenir Rodrigues de Barros – Rua Raul Guilherme Plassmann, 40, DIC I – Conjunto Habitacional Monsenhor Luís Fernandes de Abreu
  • CEI Ouro Verde – Rua Yves Montand, s/nª – Chácara Santa Letícia
  • CEI Andrea Viana Martins – Rua Apolonio Pinto, s/nª – DIC IV
  • CEI Rosângela de Assis – Rua Isaías Germiniazi, s/nº – Jardim Itaguaçu I 
  • CEI Alexander Braun – Rua Emilia Stefanelli Ceregatti, – Paraíso de Viracopos

24 de fevereiro

  • CEI Clélia Pires Barbosa Bolelli – Rua Isilda Lourenço Santos, 721 – Bosque das Palmeiras
  • CEI Ivanilde Anacleto Rondon – Rua Maria José de Campos, 245 – Residencial São Luiz 

6 de março

  • CEI Luciana Morgado Cerri Teixeira – Rua Alaôr Faria de Barros, s/n – Parque dos Pomares

17 de março

  • CEI Zacharias Pereira Borges – Rua Orlando Corrêa, s/n – Parque Itajaí
  • CEI Fernando Antônio Abrahão – Rua Ovídio Colucci, nº 218 – Jardim São Bento
Adicionar aos favoritos o Link permanente.