Editora suspende lançamentos de Neil Gaiman no Brasil após acusações

A editora Intrínseca interrompeu o lançamento de novas publicações do escritor Neil Gaiman após ele e sua ex-mulher serem processados sob acusações de estupro e tráfico humano por uma ex-funcionária.

“A Intrínseca lamenta os graves episódios atribuídos ao escritor Neil Gaiman. A editora informa que novas publicações do autor foram interrompidas e reitera o repúdio a abuso sexual ao mesmo tempo que reforça a convicção em uma investigação justa e profunda, que lance luz sobre estes acontecimentos”, diz o comunicado, enviado ao Metrópoles nesta terça-feira (4/2).

2 imagens

Neil Gaiman

1 de 2

O escritor inglês Neil Gaiman

Ulf Andersen/Getty Images

2 de 2

Neil Gaiman

Reprodução


O que aconteceu?

  • Segundo a Variety, uma mulher chamada Scarlett Pavlovich entrou com ações judiciais acusando Gaiman de agredi-la sexualmente várias vezes.
  • De acordo com os processos, Pavlovich estava em situação de rua e vivia em uma praia quando conheceu Amanda Palmer em Auckland, na Nova Zelândia.
  • O casal teria se aproveitado de Pavlovich, sabendo que ela era pobre e sofria de problemas de saúde mental.
  • Além disso, Pavlovich foi convidada pela ex-mulher do escritor – na época eles ainda estavam juntos – para morar na casa deles, em 2020. Além de fazer tarefas domésticas, ela também cuidava do filho do casal.
  • O documento também diz que a ex-mulher do escritor sabia dos desejos sexuais de Neil Gaiman e a apresentou a Pavlovich, sabendo que ele a agrediria.

A primeira agressão sexual teria acontecido em fevereiro de 2022, segundo as ações judiciais. As agressões continuaram, mas Pavlovich seguiu trabalhando para o casal porque não tinha para onde ir. Além disso, Neil Gaiman prometeu que a ajudaria em sua carreira de escritora.

As agressões só cessaram depois que a ex-babá contou para Amanda Palmer que iria se matar. Agora, a ex-funcionária alega que Neil Gaiman e Amanda Palmer violaram proibições federais de tráfico de pessoas e pede, pelo menos, US$ 7 milhões em indenização.

Neil Gaiman negou as relações não consensuais. “Algumas das histórias horríveis que estão sendo contadas agora simplesmente nunca aconteceram, enquanto outras foram tão distorcidas do que realmente aconteceu que não têm nenhuma relação com a realidade”, escreveu ele.


Quem é Neil Gaiman?

  • Nos primeiros anos da carreira de jornalista, Neil Gaiman atuou como crítico literário e escreveu um livro biográfico da banda Duran Duran.
  • Desde o início da sua jornada como escritor, o britânico teve como inspiração as obras de C.S. Lewis, J.R.R. Tolkien e James Branch Cabell.
  • Gaiman escreveu várias obras de sucesso, como contos e romances, e ficou muito conhecido por Coraline e Sandman, que posteriormente foram adaptadas para o cinema e para o streaming, respectivamente. Ele também escreveu a obra Stardust – O Mistério da Estrela.
  • O autor também teve outros trabalhos de sucesso escrevendo e, posteriormente, atuando como roteirista nas séries Good Omens e American Gods.

Fim de contrato com editora

Além da Intrínseca, Neil Gaiman já havia perdido o contrato com a Dark Horse. “A Dark Horse leva a sério as acusações contra Neil Gaiman, e não vamos mais publicar suas obras. Confirmamos que a saga e a antologia Anansi Boys foram canceladas”, diz o comunicado publicado pela editora.

Gaiman lançou uma série de quadrinhos na editora, com sete volumes. Um oitavo e último estava previsto para fevereiro, mas o lançamento foi cancelado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.