CNU: entenda como funciona o banco de candidatos aprovados

Os resultados definitivos para os candidatos que concorreram aos cargos de nível intermediário (Bloco 8) do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos Concursos”, a primeira lista de classificação dos candidatos dos blocos 1 ao 7 e a primeira lista de convocação para os cargos que possuem cursos de formação foram divulgados nesta terça-feira (4/2). Há ainda uma lista de espera para os 8 blocos temáticos, que possui vagas para mais de 16 mil candidatos.

O banco de candidatos aprovados do CNU é formado com o dobro do número de vagas imediatas disponíveis em cada bloco temático, além dos aprovados que não passaram na primeira opção de preferência.

A formação do banco ainda leva em conta os cargos e especialidades escolhidos na inscrição, a ordem de preferência dos candidatos e as vagas reservadas para negros, indígenas e pessoas com deficiência

De acordo com Pedro Assumpção Alves, assessor do Gabinete da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do MGI e membro do Grupo Técnico Operacional do CNU, a lista precisou ser ampliada.

“Como os melhores classificados constam em diversas listas de classificação de outros cargos, nós tivemos que ampliar o cadastro para assegurarmos candidatos suficientes em cada lista de espera. Dessa forma, em média, a lista de candidatos em cadastro, por cargo, é de cerca de 6x o número de vagas imediatas. Por isso, teremos um banco de quase 16 mil nomes e não de 13 mil como falamos no início”, explicou.


Como funciona a lista?

  • O banco é formado com o dobro do número de vagas imediatas em cada bloco temático e inclui também os candidatos aprovados que não foram classificados em suas primeiras opções de preferência.
  • A classificação na lista de espera depende de o candidato atingir as notas mínimas para cada cargo e estar dentro do número de vagas estipulado.
  • Se a nota de um candidato não for suficiente para a sua primeira opção de cargo, ele pode ser chamado para a sua segunda opção. Entretanto, ele continua no banco de candidatos para a sua primeira opção, podendo ser chamado futuramente mesmo que assuma outro cargo.
  • Mesmo que um candidato seja contratado para a sua terceira vaga de preferência, ele permanece no banco de candidatos para as suas primeiras e segundas opções, com a possibilidade de ser convocado para posições melhores que surjam posteriormente.
  • O candidato concorre a todas as vagas dentro do bloco em que se inscreveu, e a classificação na lista de espera depende do seu desempenho em cada cargo e de estar classificado dentro do quantitativo estipulado para o Banco – ou seja, 16 mil pessoas.

Segundo o MGI, o banco de candidatos do CNU também poderá ser utilizado para futuras contratações temporárias de servidores. Os candidatos que, eventualmente, assumirem essas vagas temporárias, permanecem no banco, aguardando uma possível vaga efetiva.

A lista definitiva dos candidatos aprovados em vaga imediata e dos aprovados em lista de espera para os blocos de 1 a 7 serão divulgadas no dia 28 de fevereiro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.