Onde comer em Coqueiros? Prove os atrativos da via gastronômica

Coqueiros é um dos 11 bairros continentais de Florianópolis. Além da ilha em si, também faz parte do território da capital de Santa Catarina uma porção de terra na divisa com a cidade vizinha de São José. Apenas 15 minutos, pela Ponte Pedro Ivo Campos ou pela Hercílio Luz, os ligam ao Centro Histórico da cidade.

Foto do deck externo do restaurante Rancho Açoriano, com chão de madeira, poltronas de vime e mesas redondas. O restaurante é uma das opções de onde comer em Coqueiros e tem vista para o mar.

Coqueiros conta com dezenas de opções em sua via gastronômica. Entre elas, o Rancho Açoriano – Foto: Rancho Açoriano/Redes Sociais

O bairro é um tesouro gastronômico da capital. Restaurantes, botecos, lanchonetes, gelaterias são alguns dos locais onde comer em Coqueiros. Muitos deles estão dispostos ao longo da via gastronômica com vista para o mar (não balneável), formada pela Avenida Engenheiro Max de Souza e pela Rua Desembargador Pedro Silva, somando quase 2,5 quilômetros de muitas opções.

Em Coqueiros, você vai encontrar um dos melhores restaurantes do mundo, segundo o TripAdvisor; uma legítima cafeteria norte-americana; um dos estabelecimentos mais tradicionais para comer as consagradas ostras de Florianópolis e um legítimo boteco. Além de restaurantes italianos, de frutos do mar, de carnes nobres, hamburguerias, e assim vai.

Do café da manhã ao happy hour, há muitos locais onde comer em Coqueiros. Confira o que o bairro oferece para cada refeição do dia.

Café da manhã ou brunch

Foto de uma mesa de madeira externa do Favo Restaurante e Café. Sobre ela, quatro pratos, com croissant, ovos mexidos e bacon, sanduíche e um bolo pequeno. Na mesa também estão xícaras de café, um copo com suco, uma taça com saladas de frutas e uma rosa. Ao fundo, a rua, algumas árvores e o mar.

Favo Restaurante e Café é uma das opções de onde comer em Coqueiros no café da manhã, de frente para o mar – Foto: Favo Restaurante e Café/Redes Sociais

Em padarias ou charmosas cafeterias é a resposta para onde comer em Coqueiros no café da manhã. Ao longo da Avenida Engenheiro Max de Souza há algumas opções, como o The Swan Café e o Café François, onde se come pães, croissants, brioches e muitas outras receitas francesas.

Mais adiante e com vista para a Praia de Itaguaçu está o Favo Floripa, com cafés especiais e opção de brunch para quem prefere aquela refeição que é uma combinação de café da manhã e almoço, com torradas, saladas, bacon e ovos.

Almoço e jantar: frutos do mar, cozinha italiana, churrasco

Foto de uma bandeja com grandes carnes e pequenos potes de molho sobre uma mesa de madeira, no restaurante Los Troncos.

Onde comer em Coqueiros no horário do almoço? Uma das opções é no Los Troncos Parrilla Uruguaya, eleito um dos melhores do mundo pelo TripAdvisor – Foto: Los Troncos/TripAdvisor

Tarefa árdua é escolher onde comer em Coqueiros no almoço e no jantar, tamanha a quantidade de restaurantes e diversidade de cozinhas. Opções de buffet você encontra no Gusto’s Restaurante, instalado dentro do centenário e recreativo Clube 12 de Agosto e com vista para as águas da Baía Sul; e no Espaço Gastronômico Cascaes, igualmente com vista para o mar.

Na via gastronômica, o Restaurante Casa Mendonça também trabalha com buffet, assim como o Trofi Restaurante & Forneria. Todos funcionam no almoço. O Trofi abre as portas também à noite, para servir pratos à la carte da cozinha italiana.

Outros representantes da boa culinária “mamma mia” são a charmosa Cantina Petrus e a Salumeria San Michele, que além de restaurante intimista, é empório de produtos típicos artesanais.

Por falar em culinária típica, a comida litorânea rica em peixes e frutos do mar é claro que tem seus bons representantes. Onde comer em Coqueiros? No Restaurante Raízes; no Lisboa 48; no Rancho Açoriano, um dos melhores lugares para comer ostras em Florianópolis; e no tradicional Restaurante Lindacap, que além de peixes serve um marreco recheado que tem fama.

Todos ficam de frente para o mar e ao longo da via gastronômica. Fora dela, também há o By Cuca Restaurante, igualmente com vista para as águas.

Para quem prefere uma boa carne na brasa, Coqueiros tem um dos melhores restaurantes do mundo, segundo o TripAdvisor. Reconhecido na categoria de “tesouro escondido”, o Los Troncos Parrilla Uruguaya ocupa um pedacinho da via gastronômica do bairro.

Também ao longo dela, o La Brasaria Boutique oferece cortes nobres assados na parrilla e o Ox Beef Club um cardápio de carnes e peixes distribuídos em “tours de preparos”.

Meio da tarde: sorvetes, tortas e cafés

Foto de vários pratos do Bulegreen Café & Brunch, como croissant, bacon, ovos mexidos e frutas. Eles estão em bandejas em cima de um balcão de madeira.

Filial do Bulegreen no Brasil é local para um típico café da tarde norte-americano – Foto: Bulegreen Café & Brunch

O meio da tarde é aquela hora boa para uma guloseima e/ou um cafezinho. Mas onde comer em Coqueiros? Refrescantes, tem açaí e gelaterias aos montes. Na via gastronômica: The Best Açaí Floripa e Teruel’s; Pietro Gelateria; Due Gelato e Café e Gelateria Brunello, para os dias de calor escaldante.

Aos mais afim de tortas e lanches, há lanchonetes, pastelarias e mini kalzone. Destaque para a Bulegreen Café & Brunch, uma marca americana que também tem um espaço na via gastronômica de Coqueiros. Na unidade de Floripa, é possível experimentar um legítimo café da tarde americano, com direito a sanduíches de waffles, panquecas, bacon e bebidas especiais.

Happy Hour: cervejas, drinks, hambúrgueres e pizzas

Foto de uma coxinha cortada ao meio, com o recheio de feijoada à mostra. Ao lado uma coxinha inteira. As duas estão em pequenos escorredores de alumínio onde são servidas, em cima de um balcão de madeira do Boteco Zé Mané.

Coxinha de feijoada do tradicional Boteco Zé Mané, para um happy hour em Coqueiros – Foto: Boteco Zé Mané/Redes Sociais

Tem onde comer em Coqueiros petiscos, hambúrgueres, pizzas? Tem, sim! Começando pelos bares e botecos, o bairro tem a Alameda do Samba e o “O Point de Coqueiros”.

Na via gastronômica e com vista para o mar estão o Baita Boteco; o Boteco Zé Mané, clássico da decoração ao cardápio; e o Refúgio Bar e Cozinha, que serve comida de boteco em mesas dispostas pela orla de frente para a Praia de Itaguaçu.

No Feito Pizzas e Massas, você encontra culinária italiana e no Sattoru Sushi culinária asiática. As opções de hamburguerias são inúmeras pela via gastronômica de Coqueiros.

Tem a charmosa Carne e Malte Burguer Bar; a retrô Mister Burguer; a temática Mundo Animal Lanchonete e ainda o Pinball Space que, além de máquinas de arcades e fliperamas, conta com um cardápio de hambúrgueres e hot dogs.

Rodízio de mini hambúrguer e espetinhos ficam a cargo da Varanda Espetinhos e tem ainda a Cervejaria Bertol Craft Beer. Ambas na via gastronômica de coqueiros.

Extra: Floripa Mall Food Park e Mercadão de Coqueiros

Fachada do restaurante Contém Ovo, dentro do Mercadão de Coqueiros. Todo o mobiliário é verde e amarelo, com desenhos de ovos no lado direito da entrada do estabelecimento. Uma mulher passa pela frente da fachada e sua imagem está desfocada.

Contém Ovo é um dos estabelecimento gastronômicos do Mercadão de Coqueiros – Foto: Contém Ovo/Redes sociais/divulgação

Fora as dezenas de opções de estabelecimentos ao longo da via gastronômica e ruas próximas, há ainda o Floripa Mall Food Park, onde se encontram lanches, porções e pizzas; e também o Mercadão de Coqueiros.

No Mercadão, as possibilidades são cafezinho no Café do Parque; calzones no Massaviva; pastéis e caldo de cana no Do Nika; lanches no temático Contém Ovo e no saudável Fique Fit; e gelato na Gelateria Mi Piace. Há também restaurantes, de massas (Di Fatto) e de comida portuguesa (Delícias Portuguesas). E aí, onde comer em Coqueiros?

Adicionar aos favoritos o Link permanente.