Netanyahu dá a Trump pager dourado em referência a ataque ao Hezbollah

O premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, presenteou o presidente dos EUA, Donald Trump, com um “pager dourado”, durante a reunião entre os dois líderes em Washington (EUA) na terça-feira (4/2). O presente é uma aparente referência ao ataque mortal de Israel contra o Hezbollah no Líbano, em 2024.

Em fotos que circulam das redes, o pager dourado pode ser visto montado em um pedaço de madeira, acompanhado por uma placa dourada que diz: “Ao presidente Donald J. Trump, nosso maior amigo e maior aliado. Primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.”

A mídia israelense relatou que o primeiro-ministro israelense, condenado pelo Tribunal Penal Internacional por crimes de guerra, também deu ao presidente dos EUA um pager regular.As informações são do jornal The Guardian.

O presente é supostamente um aceno à operação mortal de Israel em setembro passado contra o Hezbollah, durante a qual milhares de dispositivos portáteis de pager e walkie-talkies pertencentes ao grupo fundamentalista do Líbano, detonaram simultaneamente, matando pelo menos 37 pessoas, incluindo crianças de apenas nove anos de idade, e deixando milhares de feridos.

“Grande operação”

Um oficial israelense disse à Associated Press que, ao receber o pager dourado de Netanyahu, Trump respondeu: “Essa foi uma grande operação”.

De acordo com uma foto compartilhada no Instagram por Yair Netanyahu, filho de Netanyahu, Trump deu a Netanyahu uma fotografia autografada dos dois. Trump escreveu na foto: “Para Bibi, um grande líder”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.