Lula diz que quer ajudar Vale a voltar a ser a primeira em mineração

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta sexta-feira (14/2), que quer ajudar a Vale a voltar a ser a primeira empresa de mineração do mundo. A manifestação do chefe do Palácio do Planalto acontece após pesquisa Datafolha mostrar uma nova queda na aprovação da gestão do petista, com 24% dos eleitores avaliando o governo como ótimo ou bom.

“A Vale é uma das empresas que sempre foi motivo de orgulho deste país. A Vale sempre esteve ligada ao sucesso empresarial deste país”, disse o presidente.

O presidente comparou o sucesso da empresa a um time de futebol, destacando que a mineradora deveria permanecer na Série A do Brasileirão e ganhar a Copa Libertadores da América, diante da importância da Vale.

“Se depender do governo, se depender daquilo que a gente possa fazer, a Vale voltará a ocupar os primeiros lugares das empresas de mineração deste país”, afirmou Lula.

O petista pontuou que as tragédias de Brumadinho e Marinha impactaram a imagem da empresa e, ressaltou, que a nova gestão da Vale, a de Gustavo Pimenta, deve trabalhar para evitar que novos episódios como aqueles se repitam.

Lula está em Parauapebas, no Pará, onde participar de um evento da Vale para anunciar o aumento de investimento na expansão da mineração de ferro e cobre em Carajás

A pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta indica que a aprovação do governo Lula caiu de 35%, em dezembro de 2024, para 24% em fevereiro deste ano. Já a desaprovação da terceira gestão petista saiu de 34% para 41%.

Evento no Pará

Lula está no Pará acompanhado do governador do estado, Helder Barbalho (MDB), e dos ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Esther Dweck (Gestão e da Inovação em Serviços Públicos).

Segundo a Vale, serão investidos R$ 70 bilhões na expansão da mineração na região, entre 2025 e 2030. A expectativa é de que o investimento traga um retorno ao Produto Interno Bruto (PIB) do Pará em torno de R$ 100 bilhões ao ano.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.