Corpo de Bombeiros de Chapecó divulga mais detalhes do idoso que morreu afogado em rio; corpo é encontrado a 6km de distância

Foto: Bombeiros

Na tarde da última quinta-feira (13), o Corpo de Bombeiros Militar de Chapecó foi acionado para um afogamento no Rio Chapecó, no município de Águas de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. A vítima, um homem de 82 anos, havia desaparecido enquanto pescava em um caíco, uma embarcação rústica de madeira. Seu corpo foi encontrado no Rio Uruguai, a cerca de 6.000 metros do local do afogamento, no dia seguinte, após intensas buscas.

De acordo com os familiares, o idoso saiu de sua residência por volta das 15h do dia 12 de fevereiro com a intenção de pescar. Ele usava o caíco para se deslocar até um ponto específico do rio, onde costumava apanhar minhocas para a pesca. Como era habitual, a família só percebeu o sumiço do idoso à noite e, então, acionou a Polícia Militar de Águas de Chapecó.

Na manhã do dia 13, familiares organizaram uma busca e encontraram alguns itens pessoais do idoso, como botas, calças e utensílios de pesca às margens do Rio Chapecó, além do caíco dentro da água. Diante disso, o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para realizar a busca subaquática, que durou toda a tarde, sem sucesso.

No dia seguinte, por volta das 6h, a busca foi retomada, mas cerca de uma hora depois, a guarnição recebeu a informação de que o corpo do idoso havia sido avistado por um pescador no Rio Uruguai, a 6.000 metros de distância. As equipes se deslocaram até o local e, após algumas horas de busca, o corpo foi encontrado boiando, a cerca de 300 metros da margem.

O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado e chegou ao local por volta das 11h, encerrando as atividades de resgate. A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e a Polícia Civil também estiveram envolvidas no caso.

A causa do afogamento ainda está sendo investigada, mas as autoridades confirmaram que o idoso foi levado pela correnteza do Rio Chapecó até o Rio Uruguai.

Confira o relatório completo do Corpo de Bombeiros

6° Batalhão de Bombeiros Militar

Tipo: Afogamento em Água Doce 

OBM que realizou o atendimento: GBM-EFAPI (Chapecó)

Viaturas: AR-286

Data: Inicio da Atividade de busca 13/02/2025.  Termino dia 14/02/2025.

Cidade: Águas de Chapecó

Endereço / Local da ocorrência: Rio Chapecó, Final da Rua Brusque, bairro São Cristovão, Aguas de Chapecó. 

Horário: Inicio do atendimento, 12h30. Termino as 15h30min.

Histórico da Ocorrência: 

Dia 1.

Acionada a guarnição de mergulhadores do quartel da EFAPI -Chapecó, para atendimento de uma possível vitima de afogamento, no Rio Chapecó, Águas de Chapecó.

Chegando no local a guarnição fez a coleta de informações, a respeito do acontecido, solicitando auxilio a um filho da vítima, que aguardava a guarnição de Mergulhadores no Local.

Perguntado sobre como, quando e de que maneira teria acontecido o desaparecimento de seu pai, o mesmo respondeu: que tratava-se de um senhor idoso, 82 anos, que havia saído de sua residência no dia 12 de fevereiro, próximo as 15 horas, para ir até o Rio Chapecó. Já no local, o idoso teria usado um caíco, (embarcação rústica de madeira), para seu deslocamento. Seu intuito seria chegar em determinado ponto, as margens do Rio, para então, apanhar minhocas para pescaria. 

Que, como era costumeiro o idoso fazer esse tipo de tarefa, sua família só sentiu sua falta, no período da noite. Quando então, informou a Polícia Militar de Águas de Chapecó, sobre o fato.

Que, como era sabido pelos familiares os locais que o idoso custava ir pescar, etc., na manhã do dia 13 de fevereiro a família organizou uma busca, e acabaram encontrando um par de botas e uma calça, uma enxada e um balde, vestes e utensílios reconhecidos que eram dele, as margens do Rio, bem como seu caíco, dentro da água, bem próximo dos itens encontrados. 

Então de pronto acionaram o Corpo de Bombeiros Militar, através do telefone 193, o qual despachou a ocorrência.

Com a chegada da guarnição no local, foram confirmados todos estes aspectos citados, e logo inciado o planejamento da busca subaquática.

Foi estabelecida um possível área de busca, onde a profundidade variava entra 2 e 12 metros, a uma distância da margem de até 30 metros. Desta forma, com a área demarcada, Mergulhou-se durante todo o período da tarde, não sendo encontrada a vítima, desta forma optou-se por interromper a busca, ao anoitecer, e retomar na manha do dia 14 de fevereiro.

Dia 2

Guarnição de Mergulhadores do quartel da EFAPI, deslocou para o local da ocorrência por volta das 05h00 do dia 14 de fevereiro de 2025. Chegando no local, deu-se continuidade ao planejamento do dia anterior, com relação ao local a ser mergulhado, bem como a forma como sucederia as atividades. Então, inciou-se as atividades de mergulho por volta das 06h00. 

Quando próximo as 07h15min, fomos informados pelo COBOM que a vitima havia sido vista, por um pescador, “boiando”, em determinado local, já no Rio Uruguai, a uma distância aproximada de 6.000 metros do local do afogamento. Diante da informação recebida a guarnição cessou as atividades de mergulho e deslocou para o local informado. Chegando no local, iniciou o processo de busca de superfície, com embarcação inflável a motor, até então ser encontrado o corpo da vitima boiando. O local era difícil acesso a embarcações, entre as margens do Rio, cerca de 300 metros das margens. Logo após foi solicitado ao COBOM para acionar  PMSC, PCSC, PCISC. O IML  chegou no local próximo as 11h00, sendo então, encerrada a ocorrência.

O post Corpo de Bombeiros de Chapecó divulga mais detalhes do idoso que morreu afogado em rio; corpo é encontrado a 6km de distância apareceu primeiro em ClicRDC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.