Idade Média e guerras: trend no TikTok cria cenários com IA e viraliza

A Inteligência Artificial (IA) conquistou espaço nas redes sociais, especialmente no TikTok. Vídeos que recriam momentos históricos com IA viralizaram na plataforma, alcançando até 1,9 milhão de visualizações em um deles. Criadores usam a tecnologia para gerar cenários e retratar personagens desses eventos.

Os perfis no TikTok têm utilizado IA para criar vídeos em primeira pessoa, simulando a experiência de viver momentos históricos marcantes. Entre os cenários recriados estão a vida de um indígena no Brasil, como seria acordar no ano de 1346 durante a peste bubônica e a jornada para ver Jesus Cristo em 33 d.C. Confira:

 

As imagens geradas por IA retratam como seria viver nessas épocas, incluindo momentos da história brasileira, como acordar sendo um prisioneiro no Carandiru, onde ocorreu uma chacina em 2 de outubro de 1992.

A maioria dos vídeos começa com as letras POV (ponto de vista, em inglês) e apresenta imagens em primeira pessoa, simulando como o espectador viveria naquela época, incluindo as condições ao redor.

Além de momentos históricos, a inteligência artificial também  gera cenas com filmes famosos, como “Crepúsculo”.

Os vídeos viralizaram na rede social e receberam diversos comentários de brasileiros se divertindo: “Amei, fui ver o da camponesa no tempo medieval e saí traumatizada”, “Morri no Titanic, dinossauros, peste negra…cansada já”, “Deve ser em Sorocaba”.

De acordo com Romer Heriberto, professor do curso de Engenharia de Software o Centro Universitário Uniceplac, as redes sociais apresentam um “cenário perfeito” para criadores de conteúdos produzirem vídeos a partir de discrições textuais ou combinar elementos visuais.

“Uma ideia divertida pode virar um vídeo viral e captura os sentidos de quem assiste, gerando engajamento. Isso inclui desde a criação de animações até a integração de CGI, que são os efeitos gerados computacionalmente, com filmagens reais”, explica o profissional.

Heriberto também destaca que esses conteúdos “se tornaram mais comuns porque existem muitos modelos de deep learning disponíves, como redes neurais generativas, que são capazes de gerar conteúdo com uma realidade crível para muitos e que não fica tão atrás assim de super produções cinematográficas, em termos de efeitos e atratividade”.

O profissional afirma que ambientes educacionais já têm adotado a IA para demonstrar técnicas de edição, produção e até mesmo storytelling visual. “Com simulações e análises automatizadas, os alunos podem visualizar os efeitos de diferentes técnicas e aprimorar seu aprendizado de forma interativa”, conta.

Heriberto explica que, nesse tipo de vídeo, a IA utiliza uma base de dados histórica, que inclui uma variedade de imagens, vídeos, estilos e narrativas, para mostrar como seria antigamente. “Essa base de dados permite que a IA aprenda padrões visuais e estilísticos e, com isso, possa gerar conteúdo desde uma simples frase, até uma mescla de outros vídeos. Mas, no geral, o que vemos são os desenvolvedores dos vídeos fornecendo orientações e descrições que direcionam a criação do conteúdo”, conta.

“No fim das contas, apesar de toda a robustez desses sistemas de IA, a criatividade humana ainda é o fator-chave nesse processo. A instrução criativa de criadores de conteúdo acaba sendo o elemento decisivo na composição de vídeos virais”, complementa Heriberto.

Fabiano Carvalho, especialista em transformação digital, conta que uma das principais transformações geradas pela IA na produção de vídeos “está na possibilidade de que um número muito maior de pessoas possam usar essa ferramenta para a produção de conteúdo audiovisual”.

“Outra vantagem que a aplicação dessa tecnologia proporciona é a criação de conteúdos personalizados de forma mais rápida e otimizada”, destaca o profissional.

Carvalho também destaca que a realidade virtual está sendo utilizada em escolas ao redor do mundo.

“Ferramentas de realidade virtual e imersiva já são usadas em escolas do mundo todo como apoio ao aprendizado. Com as novas possibilidades geradas pela inteligência artificial, acredito que ela pode ser usada como um canal para a entrega de conteúdo personalizado e que possa servir como apoio tanto aos alunos como aos professores.”

Critérios para publicar vídeos gerados por IA

A plataforma apresenta  requisitos para a publicação de conteúdos gerados por IA. Segundo o TikTok, é preciso que os criadores identifiquem o contéudo que tenha sido totalmente gerado ou significamente editado por IA. “Também exigimos que os criadores identifiquem todo o conteúdo gerado por IA que contenha imagens, áudio e vídeo realistas”, explica o site.

“Os criadores podem identificar que o conteúdo foi gerado por AI diretamente na publicação, adicionando texto, um adesivo de hashtag ou contexto na descrição da publicação”, aponta o documento da plataforma.

O TikTok explica que os criadores devem identificar o conteúdo para “fornecer contexto transparente aos espectadores sobre o conteúdo que estão visualizando. Embora a IA desbloqueie oportunidades criativas incríveis, ela pode dificultar que os espectadores percebam a diferença entre fato e ficção se não for identificada”.

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