PF faz operação em prefeitura contra esquema de compra de votos

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (27/3), a Operação Vale Voto, com foco na apuração de um esquema de compra de votos durante o primeiro turno das eleições municipais de 2024, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. A ação foi autorizada pela 104ª Zona Eleitoral do município.

Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos: um em uma residência no bairro Pajuçara, apontada como local de intensa movimentação de eleitores no dia do pleito, e outro em uma sala da Secretaria das Relações Institucionais da Prefeitura de Maracanaú, localizada na sede do Executivo municipal.

As investigações tiveram início a partir de denúncias feitas no próprio dia da eleição. Na ocasião, equipes da PF, com apoio da Polícia Militar, fizeram diligências na casa e encontraram indícios claros de compra de votos.

Vários eleitores abordados pela polícia afirmaram ter recebido dinheiro em troca do voto. Depoimentos colhidos posteriormente reforçaram a hipótese de que o caso se trata de um esquema estruturado de corrupção eleitoral.

Segundo a PF, os envolvidos poderão responder pelos crimes de compra de votos, associação criminosa e transporte irregular de eleitores. Somadas, as penas podem chegar a até 13 anos de prisão, além das sanções eleitorais.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.