Vacinação contra a gripe tem longa fila no posto de saúde da 612 Sul

A vacinação contra a gripe (influenza) no Distrito Federal teve uma longa fila na Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 da 612 Sul, na manhã desta quinta-feira (27/3). O Metrópoles visitou o posto nesta manhã e constatou a demora. Apenas uma servidora aplicava os imunizantes, enquanto dois carimbavam os cartões.

A reportagem também constatou que, na fila desse público, havia outra prioridade: idosos com mais de 80 anos. Miguel Wilson, 80, contou que todo ano se vacina no local, mas esta foi a primeira vez em que viu problemas nesse atendimento. “A fila não saiu do lugar. Só tem uma pessoa vacinando, e isso é uma prova da falta de organização”, criticou.

Francisco Braga, 71, compareceu à unidade de saúde para se vacinar com a esposa e aguardou por mais de meia hora, antes de abandonar a fila e decidir voltar outro dia ao posto. “Se quiser se vacinar, tem de ficar ao menos uma hora aqui”, reclamou. “Eles colocaram apenas uma pessoa para aplicar a vacina. Isso é falta de respeito. Tinha de ter mais servidores trabalhando.”

Manuelino Rodrigues, 77, aguardava na fila há mais de 40 minutos e também ficou incomodado com a demora. “Acho que vou embora”. A campanha teve início nessa terça-feira (25/3). Neste momento, o recebimento da dose é voltado a pessoas dos grupos prioritários, incluindo idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, gestantes e professores das redes pública e privada.

Quem pode receber  a vacina

O imunizante está disponível em mais de 100 salas de vacinação, em todas as regiões administrativas da capital. Atualmente, mais de 1,2 milhão de pessoas do Distrito Federal estão aptas a receber a vacina.

Arte: Secretaria de Saúde

A vacina contra a gripe é atualizada anualmente a partir das cepas de maior circulação. A orientação é que, mesmo quem se imunizou em anos anteriores, compareça para receber a nova dose. Em 2025, a proteção é garantida contra os vírus H1N1, H3N2 e B.

O que levar na hora de se vacinar

Para tomar a dose, é preciso comparecer a um dos locais de vacinação com documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinas. A depender do grupo prioritário, pode ser necessário apresentar comprovante da situação médica ou profissional, como crachá ou contracheque.

O imunizante contra a gripe pode ser administrado juntamente com outras vacinas. Portanto, é possível atualizar mais de um esquema vacinal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.