Mulher denuncia agressão por Guarda Municipal em Balneário Camboriú

Foto: Divulgação/Redes Sociais

Uma mulher de 29 anos relatou ter sido agredida com um tapa no rosto por um Guarda Municipal de Balneário Camboriú na noite de domingo (30), após o show do cantor Mumuzinho. Andressa Maria Rios Gonçalves afirmou que deseja que o agente seja preso e questionou a punição aplicada ao servidor.

Em entrevista à Rádio Menina, Andressa contou que estava com um grupo aguardando o cantor nos bastidores quando a Guarda Municipal começou a afastar o público. Segundo ela, os agentes começaram a empurrar as pessoas para liberar passagem ao artista. Ao reclamar da abordagem, afirmando que sairia sem necessidade de empurrões, Andressa chamou um dos guardas de “mal-educado” e, em seguida, foi agredida.

A vítima afirmou que não se recusou a seguir ordens e que estava se retirando do local quando ocorreu o empurrão e, logo depois, a agressão. Andressa também declarou estar decepcionada com a situação. “A gente quer segurança, e, no momento, causaram essa desordem. Eu fiquei muito brava, comecei a falar alto e chamei ele de mal-educado”, relatou.

Sobre a suspeita de embriaguez, ela confirmou que consumiu bebida alcoólica, mas negou que isso tenha motivado o ocorrido. “A gente não sai de casa para brigar. Saímos para nos divertir, e aconteceu isso”, afirmou.

Registro de Boletim de Ocorrência

Além da situação enfrentada na Praia Central, relacionada à agressão, Andressa se dirigiu à Delegacia de Polícia Civil, na Rua Inglaterra, para confeccionar o Boletim de Ocorrência no dia do ocorrido, porém, não conseguiu.

Ela informou ter sido atendida por um homem no local que, no primeiro momento, disse que o atendimento demoraria e, em seguida, falou que não poderia fazer o Boletim de Ocorrência (BO). Segundo ela, o homem deu a entender que não poderia confeccionar um BO de policial contra policial, no caso, um guarda municipal. Na segunda-feira, 31, eles retornaram novamente, e novamente receberam a mesma informação.

Andressa conseguiu realizar o BO apenas na Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI).

Processo Administrativo Disciplinar

Na manhã desta terça-feira, 1°, o secretário de Segurança Pública de Balneário Camboriú, Evaldo Hoffmann, informou que foi instaurado um processo administrativo disciplinar contra o agente para que seja seguido o devido processo legal e que ele possa usar a ampla defesa e o contraditório.

De acordo com Hoffmann, o agente foi afastado de suas funções e está realizando trabalhos internos na secretaria. “Trata-se de um excelente profissional, mas decidimos pelo afastamento”. Para ele, essa decisão foi importante para que possa ser feita uma apuração isenta e com a maior lisura possível.

Em uma opinião e uma avaliação da cena pelo secretário, ele identificou que, na situação, estava ocorrendo um crime de desobediência. “A informação que eu tenho, até por terceiros que me ligaram depois, que inclusive vão servir de testemunhas, é que aquela pessoa estava alcoolizada e queria adentrar no camarim de um dos artistas que estavam ali. Ela recebeu uma ordem legal e não cumpriu”.

Na visão de Hoffmann, essa pessoa deveria ter recebido voz de prisão por ter descumprido uma ordem legal. “Eu tenho um crime que está acontecendo, e o meio de conter e resolver aquele crime é a condução para a delegacia. Foi utilizado um subterfúgio, que eu também não concordo, não prego isso. Por isso que está instaurado um processo administrativo disciplinar”, encerrou o secretário.

O post Mulher denuncia agressão por Guarda Municipal em Balneário Camboriú apareceu primeiro em Abre Olho Noticias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.