Plenário da Câmara aprova PL da Reciprocidade Econômica

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (2/4), o Projeto de Lei (PL) nº 2088/23, que ficou conhecido como PL da Reciprocidade Econômica. O texto estabelece critérios para a reação brasileira a barreiras comerciais de outros países. A matéria foi aprovada de maneira simbólica.

Havia uma obstrução do Partido Liberal (PL), mas os líderes entraram em acordo durante a apreciação da matéria no Plenário. A matéria vai à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A aprovação da matéria, que já passou pelo Senado Federal, ocorre no mesmo dia em que o governo dos Estados Unidos anunciou um tarifaço que atingirá em 10% as exportações brasileiras ao país norte-americano.

O Partido Liberal tentou obstruir  a aprovação da matéria, uma vez que pressionava o presidente Hugo Motta (Republicano-PB) a destravar a tramitação do PL da anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro.

Motta, entretanto, defendeu priorizar a tramitação do projeto que trata da reciprocidade econômica. “Ninguém é dono do povo e ninguém pode falar por ele. Não é hora de seguirmos ninguém, mas de agirmos com desprendimento político, sem qualquer tipo de mesquinhez e agir com altivez, mas sem falsos heroísmos”, escreveu Motta no X.

Motta ainda afirmou que, “nas horas mais importantes, não existe um Brasil de esquerda ou um Brasil de direita”. “E nós, representantes do povo, temos de ter a capacidade de defender o povo acima de nossas diferenças, pois é isso que esperam de nós”, frisou.

“Como esse é um tema excepcional, e nós temos amanhã uma data já precificada de uma possível movimentação dos EUA em relação aos produtos brasileiros, nós estamos conversando com o colégio de líderes para, se possível, excepcionalmente, possamos já trazer a matéria ao Plenário ainda nesta semana”, reforçou Motta na tribuna.

Aguarde para mais informações

Adicionar aos favoritos o Link permanente.