Trump posta vídeo com bomba transformando em cratera grupo de Houthis

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou nesta sexta-feira (4/4) os recentes ataques realizados por rebeldes Houthis contra embarcações militares norte-americanas no Mar Vermelho. Em uma publicação na sua rede social, Truth Social, o republicano afirmou que parte do grupo envolvido nos ataques foi executada.

“Esses houthis se reuniram para instruções sobre um ataque. Opa, não haverá ataque desses houthis! Eles nunca mais afundarão nossos navios!”, escreveu Trump.

Veja:

 

O pronunciamento acontece no contexto de uma escalada nos confrontos entre os rebeldes Houthis, que têm apoio do Irã, e forças ocidentais. Nesta sexta, os grupo reivindicaram uma nova série de ataques contra navios de guerra norte-americanos na região do Mar Vermelho, incluindo o porta-aviões USS Harry S. Truman.

De acordo com o porta-voz militar do grupo, Yahya Sarea, as ações envolveram o uso de mísseis de cruzeiro e drones e teriam se estendido por várias horas. Segundo ele, foi a segunda ofensiva em menos de 24 horas, com o objetivo de impedir ações militares contra os Houthis no Iémen.

Em seu comunicado, o porta-voz afirmou ainda que o grupo “não se renderá” e que continuará agindo em apoio à população palestina. As operações dos Houthis contra navios na região começaram em novembro de 2023, como forma de retaliação à guerra em Gaza e ao apoio dos Estados Unidos a Israel.

Desde 15 de março, quando Donald Trump autorizou uma série de operações militares contra o grupo, pelo menos 92 civis morreram e 165 ficaram feridos no Iémen, conforme dados da agência EFE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.