Frente fria avança no país, com chuva e baixa umidade; veja a previsão

A chegada de uma frente fria vinda do Sul do Brasil promete mudanças significativas no clima, especialmente no Sudeste do país, a partir desta segunda-feira (29/7), segundo previsões da Climatempo. A mudança deve dar fim ao bloqueio atmosférico.

O avanço da frente fria trará chuvas fortes em Santa Catarina e no Paraná, enquanto o Rio Grande do Sul experimentará uma diminuição na precipitação devido à entrada de ar polar.

As temperaturas no estado gaúcho devem cair, com possibilidade de geada na região da Campanha gaúcha.

Porto Alegre terá um dia nublado, com redução gradativa da chuva, enquanto Curitiba e Florianópolis terão tempo encoberto e chuvas intermitentes. A capital paranaense pode registrar temporais ao longo do dia.

Sudeste

No Sudeste, a frente fria afetará São Paulo e Rio de Janeiro, com ventos fortes e aumento da umidade.

Em São Paulo, haverá chuvas, principalmente à tarde, com chance de garoa na capital. O Rio de Janeiro poderá ter chuvas rápidas no sul do estado durante a noite.

Minas Gerais e Espírito Santo manterão o tempo seco e quente, com baixa umidade no interior e no norte paulista.

Confira como fica o tempo nas demais regiões:

Centro-Oeste

Em Mato Grosso do Sul, a passagem da frente fria trará aumento da umidade e possibilidade de chuvas fracas. Campo Grande terá calor, com tempo firme.

As demais áreas do Centro-Oeste, incluindo Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, seguirão com tempo seco e temperaturas elevadas, podendo alcançar 39°C em Cuiabá.

Nordeste

Os ventos marítimos aumentarão a umidade na costa leste, provocando pancadas de chuva do litoral norte da Bahia ao Rio Grande do Norte.

No Maranhão e Ceará, a precipitação será leve e esparsa, com temperaturas altas nas capitais. O interior, desde Pernambuco até o Piauí, permanecerá seco e quente.

Norte

A combinação de calor e alta umidade resultará em nuvens carregadas e pancadas de chuva na costa norte do Brasil.

Roraima, especialmente Boa Vista, enfrentará temporais, enquanto Belém, Manaus e Macapá terão chuvas irregulares. No Acre, Rondônia e Tocantins, o tempo continuará firme e quente, com baixa umidade.

A semana começa com diversidade de condições climáticas no Brasil, exigindo atenção especial nas áreas que enfrentarão mudanças bruscas devido à frente fria.

Confira as capitais mais geladas nesta segunda, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet):

Brasília (DF): 12ºC

Curitiba (PR): 8ºC

Belo Horizonte (MG): 14ºC

Goiânia (GO): 15°C

São Paulo (SP): 13°C

Porto Alegre (RS): 8ºC

Florianópolis (SC): 13°C

Adicionar aos favoritos o Link permanente.