Clientes criticam Galaxy Watch e Samsung admite falha no Brasil

Galaxy Watch 5 Pro está entre os modelos afetados, segundo relatos (foto: Paulo Higa/Tecnoblog)

O fórum oficial da Samsung recebeu, nas últimas semanas, inúmeras reclamações de donos de Galaxy Watch. Eles se queixam de que o sistema de pagamento sem fio Samsung Pay apresenta constantes falhas e faz com que os clientes percam as informações sobre cartões de crédito. Há, portanto, um transtorno adicional de recadastrar tudo, até porque tem consumidor com oito cartões no relógio.

Após contato do Tecnoblog, a Samsung no Brasil reconheceu que existe um problema. A empresa nos disse com exclusividade que está “ciente da questão mencionada” e que trabalha para resolver a situação, “a fim de garantir a melhor experiência” aos clientes.

Qual é o problema do Galaxy Watch?

Aviso de Samsung Pay resetado no Watch (imagem: reprodução/Edison Dias)

Os primeiros relatos surgiram em março na comunidade da Samsung. Um consumidor disse que o Galaxy Watch “está redefinindo sozinho” e que o reset só ocorre quando ele toca na ferramenta de pagamentos. O aparelho inteligente apresenta a seguinte mensagem: “O Samsung Pay foi restaurado no seu relógio.”

Por ora não é possível saber a completa abrangência do problema, mas alguns usuários citaram o Galaxy Watch 4 e o Galaxy 5, modelos lançados respectivamente em 2022 e 2023.

Relato de bug no fórum oficial da Samsung (imagem: reprodução)

“Meu Galaxy Watch 5 Pro reinicia o app Samsung Pay toda vez que vou fazer um pagamento com meu cartão de débito do banco Itaú”, conta um dos consumidores afetados. Outro afirmou que o Samsung Pay dele “reseta sozinho de tempos em tempos”, de forma aleatória. “Já fucei tudo quanto é lugar e não consegui resolver isso”, complementa.

O Samsung Pay é o pioneiro serviço de pagamento contactless da Samsung. Surgiu no Brasil antes mesmo do Android Pay (agora Google Wallet) e do Apple Pay. Mais de 25 bancos e bandeiras de cartão de crédito participam atualmente da iniciativa, inclusive Banco do Brasil, Bradesco, C6 Bank, Caixa, Inter, Itaú, Nubank, Santander.

Maiores emissões de cartão estão no Samsung Pay (imagem: reprodução)

A promessa da Samsung

Não existe nenhum macete para resolver o problema. Alguns adeptos da Samsung criticam a empresa por se pronunciar oficialmente no fórum online prometendo uma solução, mas não apresentar um conserto meses depois do início do problema. “Isso é humilhante”, desabafa uma pessoa.

Além de reconhecer a pane, a Samsung disse ao Tecnoblog que os consumidores afetados pelo bug devem buscar suporte pelos números 4004-0000 (capitais e grandes centros) e 0800-555-0000 (demais cidades). Não foi informado um prazo para resolver a questão.

No vídeo: conheça o Galaxy Watch 4

Clientes criticam Galaxy Watch e Samsung admite falha no Brasil

Adicionar aos favoritos o Link permanente.