Agência pede que Venezuela divulgue mais detalhes sobre as eleições

A agência Carter Center pediu para que a Comissão Eleitoral Nacional da Venezuela (CNE) publique imediatamente os resultados das eleições presidenciais por seção eleitoral. A informação foi dada em primeira mão pelo Uol e confirmada pelo Metrópoles.

A organização sem fins lucrativos que atua com política internacional e resolução de conflitos foi convidada pelo CNE para observar a eleição presidencial. O posicionamento da Carter Center foi publicado enquanto o CNE proclamava a vitória de Nicolás Maduro.

“As informações contidas nos formulários de resultados das seções eleitorais, conforme transmitidas ao CNE, são essenciais para nossa avaliação e importantes para todos os venezuelanos”.

Contestação

Proclamada pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), a vitória do presidente Nicolás Maduro, que obteve 5,15 milhões de votos (51,2%), segundo o órgão eleitoral venezuelano, causou uma onda de desconfiança internacional e uma série de pedidos de recontagem de votos.

Além da oposição venezuelana, contestam o anúncio: Argentina, Alemanha, Bélgica, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, Estados Unidos, Guatemala, Itália, Panamá, Peru, Reino Unido, União Europeia e Uruguai.

Por outro lado, países como Bolívia, China, Cuba, Honduras, Irã, Nicarágua, além do presidente russo, Vladimir Putin, e do emir do Catar, Tamim bin Hamad al Thani, parabenizaram Maduro.

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.