Como funciona a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) foi criada em 2008, através da Lei n° 11.892, de 29 de dezembro. O intuito era ampliar, interiorizar e diversificar a educação profissional e tecnológica no país.

A rede é composta por instituições com compromisso social de oferecer educação profissional pública, gratuita e de qualidade para jovens e trabalhadores. Cada instituição oferta uma educação profissional e tecnológica, que atua de acordo com a aptidão local.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), em 2024, já existem 685 unidades vinculadas a 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a 22 escolas técnicas ligadas às universidades federais e ao Colégio Pedro II.

Institutos Federais

Os Institutos Federais (IFs) atuam na oferta de educação profissional e tecnológica (EPT) em todos os níveis e modalidades, além de licenciatura, bacharelados e pós-graduações. Obrigatoriamente devem garantir um mínimo de 50% de suas vagas para oferta de cursos técnico de nível médio e 20% para cursos de licenciatura e programas de formação de professores para educação básica e profissional.

Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet)

Eles são instituições que oferecem cursos de ensino médio, técnico e superior, mas com a criação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, a maior parte deles foi convertida em Institutos Federal. Hoje, existem apenas dois Cefets: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, no Rio de Janeiro.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

É uma universidade especializada em curso técnico pós-médio, pesquisa e extensão tecnológica, graduação e pós-graduação. As bases da instituição são do antigo Cefet-PR.

Escolas Técnicas Vinculadas

Elas pertencem à estrutura organizacional das universidades federais, atuando com a oferta de educação profissional de nível médio, em suas respectivas áreas de atuação.

Colégio Pedro ll

Foi criado em 1937 e é uma das mais tradicionais instituições públicas de ensino básico do Brasil, licenciaturas e pós-graduação. O colégio também atua na área da pesquisa e da extensão, promovendo integração de ensino e demandas da sociedade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.