A Multiplan, precursora em investimentos imobiliários, principalmente em shopping centers, apresentou os resultados operacionais e financeiros do 2º trimestre de 2024. Um dos pontos altos foi o crescimento de 14% no lucro líquido, em comparação ao mesmo período do ano anterior, chegando a R$ 282 milhões. No acumulado do semestre, a evolução foi ainda maior, de 21%, totalizando R$ 549 milhões.
A companhia está completando 50 anos de atuação no mercado imobiliário com um portfólio de ponta, que conta com 20 shopping centers em operação em seis estados brasileiros e no DF, recebendo cerca de 200 milhões de visitas por ano.
“Os resultados do trimestre são fruto, principalmente, da nossa estratégia multiuso para desenvolver o entorno dos shoppings, seja por meio de projetos diretos da Multiplan, como é o caso do Golden Lake, em Porto Alegre, ou de parceiros no banco de terrenos da empresa, como fizemos com a venda de três lotes próximos ao RibeirãoShopping.”
Eduardo K. Peres, presidente da Multiplan
Com uma visão voltada para o futuro, a Multiplan foca na experiência do cliente, acompanhando as mudanças comportamentais dos consumidores ao longo das décadas. Além disso, a empresa incentiva o crescimento socioeconômico nas áreas em que atua. Assim, gera cerca de 80 mil empregos no Brasil e oferece espaço e visibilidade para mais de 6 mil lojas.
Nos últimos anos, a companhia tem investido forte em expansões e revitalizações dos empreendimentos, com uma estratégia de crescimento focada na melhoria dos ativos próprios. Desde que promoveu a abertura de capital (IPO), em 2007, a Multiplan expandiu 18 empreendimentos.
E esse número não para de crescer. Somente no 2º trimestre deste ano, foram feitos investimentos da ordem de R$ 270 milhões, incluindo quatro projetos de expansão, 14 revitalizações e a aquisição de participação minoritária no ParkJacarepaguá (RJ). O plano é entregar sete expansões até 2027: DiamondMall (MG), ParkShoppingBarigüi (PR), MorumbiShopping (SP), Parque Shopping Maceió (AL), ParkShopping (DF), JundiaíShopping (SP) e ParkShoppingSãoCaetano (SP).
“Continuamos evoluindo com as obras das expansões do DiamondMall (MG) e do ParkShoppingBarigüi (PR), que serão entregues em novembro, e os trabalhos no MorumbiShopping (SP) também seguem em ritmo acelerado”, destaca o executivo.
Fundação e evolução
A história da Multiplan começa com o empresário e economista José Isaac Peres, que fundou a companhia em 1974. A ideia era inovar no setor de shopping centers, com foco na experiência do cliente e no desenvolvimento urbano – características que moldaram a dinâmica da empresa nos anos seguintes.
“Ao longo de cinco décadas, a especialidade da Multiplan é transformar os desejos dos clientes em realidade, moldando e ditando tendências no cenário do varejo nacional“, afirma Eduardo K. Peres.
Cinco anos depois, o primeiro empreendimento foi inaugurado: o BH Shopping, em Belo Horizonte. Esse foi o primeiro shopping center de Minas Gerais, o que revolucionou o comportamento de compras no estado.
Aliás, a logomarca da Multiplan foi inspirada no trevo rodoviário no entorno desse empreendimento, o que simboliza a interconexão entre a companhia e a comunidade.

A década de 1980 começou com a inauguração de outros dois dos principais ativos da empresa: o RibeirãoShopping, em São Paulo, e o BarraShopping, no Rio de Janeiro, que se tornou um dos maiores complexos de compras e lazer da América Latina.
Nos anos seguintes, a Multiplan continuou a construção de shoppings pelo Brasil, incluindo o MorumbiShopping, em São Paulo, e o ParkShopping, em Brasília.

Já em 1994, a inauguração do Centro Médico BarraShopping marcou uma nova perspectiva da empresa. O espaço, que foi o primeiro centro médico dentro de um shopping no país, reúne atualmente cerca de 150 médicos em 40 clínicas, um centro de diagnóstico e um “day-hospital”, que oferece serviços mediante agendamento prévio, além de uma Emergência Pediátrica em regime de 24 horas de funcionamento.
Em 2007, a Multiplan promoveu o IPO na Bovespa. A abertura de capital acelerou o crescimento, tornando-a hoje a maior empresa imobiliária em valor de mercado da Bolsa de Valores (B3).
Foco na experiência do cliente
Foi ainda na década de 1990 que os investimentos na experiência do cliente aumentaram. “Começamos a incluir serviços, cultura e entretenimento nos nossos shoppings, apostando na melhoria da jornada do cliente. O estabelecimento, então, passa a ser um aparato urbano onde você pode resolver a vida em um só lugar”, explica o presidente, Eduardo K. Peres.

Essa época foi marcada por vários projetos, como a inauguração, em Brasília, do primeiro Multiplex, que é um complexo de cinemas em shoppings. E também a criação do NewYorkCityCenter, um empreendimento ligado ao BarraShopping, no Rio de Janeiro. Inspirado no High Line, de Nova Iorque, o espaço tem uma estrutura completa de gastronomia e lazer.
“Os shoppings brasileiros sempre foram mais que um oásis de compras. E a Multiplan foi pioneira nesse mix diversificado, que entrega experiências completas aos consumidores. Os nossos empreendimentos vêm se tornando verdadeiros centros de convivência, que têm como objetivo oferecer opções de entretenimento e lazer para toda a família.”
Eduardo K. Peres, presidente da Multiplan
O sucesso dessa iniciativa continua ressoando décadas depois. Prova disso é que, no 1º trimestre de 2024, após uma revitalização e incentivo a áreas gourmet no NewYorkCityCenter, houve um aumento de 42% nas vendas quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

As atrações infantis e de moda também sempre estiveram no foco da operação da companhia, segundo Peres. O DiamondMall, em Belo Horizonte, por exemplo, se tornou o precursor do estilo fashion logo na inauguração, em 1996.
As pistas de patinação no gelo são outro destaque e se tornaram características dos empreendimentos da Multiplan, assim como exposições imersivas de grandes nomes da arte, como Van Gogh, Da Vinci, Michelangelo e Banksy.
O presidente destaca que, somente em 2023, foram mais de 1 mil eventos nos shoppings da companhia. “Isso gera fluxo e vendas aos empreendimentos.”

Desenvolvimento das áreas urbanas
Outra prioridade é que os empreendimentos sejam vetores de crescimento do entorno onde estão inseridos. “O desenvolvimento urbano vem também por meio de investimentos e de melhorias na infraestrutura das regiões”, pontua Eduardo K. Peres.
No entorno do ParkJacarepaguá, no Rio de Janeiro, a companhia fez reformas de ruas, áreas verdes, saneamento e clínicas de saúde, que receberam novos equipamentos de trabalho.
Lá, em parceria com o projeto “Abrace uma Escola”, a Multiplan também revitalizou duas escolas municipais do bairro, com quadras poliesportivas e áreas de conveniência, além da instalação de novos bebedouros e bicicletários.
50 anos de inovação
Ao longo de cinco décadas, a Multiplan vem se adaptando às mudanças sociais e investindo em novas tecnologias. “O principal desafio de uma empresa ao chegar aos seus 50 anos é a capacidade de se reinventar e prosperar em diferentes cenários da sociedade”, reforça o presidente.
Para ele, o segredo “está em cultivar uma cultura organizacional resiliente, focada na inovação e no comprometimento com o desenvolvimento sustentável, criando assim um legado duradouro”.

O futuro
A Multiplan vem investindo ainda, na aplicação de tecnologia nas dinâmicas da empresa e, com os esforços em inovação, visa a aprimorar a jornada dos clientes e gerar valor ao negócio.
“A tecnologia é uma verdadeira aliada do varejo e, através deste caminho, já estamos construindo o futuro, os próximos 50 anos.”
Eduardo K. Peres, presidente da Multiplan
“Nossa estratégia é simples: constituir uma camada digital nos shoppings para melhor servir nossos clientes”, complementa Peres. A base para essa dinâmica é o aplicativo Multi, um canal de contato direto e permanente com os consumidores.
Por meio dele, é possível aprimorar a jornada phygital do frequentador do shopping, antes, durante e depois da visita. Cerca de 2 milhões de usuários únicos utilizaram o aplicativo para estacionamento, eventos, programa de fidelidade e promoções no 1º semestre do ano, um crescimento de 54% em relação ao ano anterior.
Uma das mais novas funcionalidades oferecidas pelo aplicativo Multi é o Acesso Multi, que possibilita aos clientes entrarem nos shoppings da companhia em passagens totalmente sem cancelas, por meio da leitura automática das placas dos veículos. O Acesso Multi já ultrapassou a marca de mais de 800 mil usuários cadastrados.
Outro serviço disponível dentro do aplicativo é o Programa de Relacionamento MultiVocê, que gera benefícios para o consumidor e oferece produtos personalizados. “Essas iniciativas têm contribuído para o sucesso e aprimoramento contínuo da experiência dos nossos clientes”, ressalta Peres.
Multiplan
Site | Instagram | YouTube