VERGONHA: PT de Lula reconhece a “vitória de Maduro”

O Partido dos Trabalhadores (PT) tem enfrentado uma onda de críticas após reconhecer, na noite desta segunda-feira (29 de julho de 2024), a vitória de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela e líder do Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV). Em uma nota oficial, o PT elogiou o processo eleitoral venezuelano, classificando-o como uma “jornada pacífica, democrática e soberana”. O partido destacou a importância de Maduro continuar o diálogo com a oposição para superar os graves problemas do país, atribuídos em grande parte às sanções internacionais.

A declaração do PT gerou controvérsias tanto no Brasil quanto no exterior, com muitos acusando o partido de apoiar um regime autoritário. A legenda afirmou que permanecerá “vigilante” para contribuir para que os problemas da América Latina e do Caribe sejam resolvidos sem violência ou ingerência externa.

Enquanto o PT reconhece a reeleição de Maduro, pelo menos dez países das Américas se recusam a aceitar o resultado. A oposição venezuelana, liderada por María Corina Machado, reivindicou a vitória de Edmundo González Urrutia, da Plataforma Unitária Democrática (centro-direita). Corina alega que pode provar fraudes eleitorais, afirmando que Maduro obteve 2.759.256 votos, significativamente menos que os 6.275.180 votos de González. A CNE, entretanto, declarou que Maduro recebeu 51,2% dos votos (5.150.092), contra 44% (4.445.978) de González, números que permanecem contestados pela oposição.

O post VERGONHA: PT de Lula reconhece a “vitória de Maduro” apareceu primeiro em Abre Olho Noticias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.