Motor flex com taxa de compressão ajustável: Realidade ou futuro?

Sabemos que o motor Flex, do jeito que temos no Brasil, é uma solução intermediária, entre a taxa de compressão ideal para rodar na gasolina e o número ideal para rodar no etanol. A taxa de compressão mede a razão entre o volume do cilindro na posição mais baixa e na posição mais alta. Por exemplo, um pistão com volume de deslocamento de 400 cm³ em baixa e 40 cm³ em alta tem uma taxa de 10:1. E essa taxa muda de acordo com o combustível usado.

Para a gasolina, a taxa ideal fica entre 9:1 até 10,5:1. Já no uso do etanol, a taxa deve preferencialmente ficar entre 11,5:1 e 14,5:1. É até por isso que muitos chamam o motor Flex de pato, pois assim como o pato nada e voa, mas não faz nenhuma das duas coisas muito bem, o motor Flex também é uma solução longe de ser a ideal. O melhor cenário seria existir um motor que tivesse uma taxa de compressão variável, identificando o combustível usado naquele momento, e regulando a taxa para ser a mais otimizada possível.

Motor flex com taxa de compressão ajustável: Realidade ou futuro?
Fonte da imagem: Out Motorsports

Motor flex com taxa de compressão variável

Apesar de não existir um motor Flex que tenha essa tecnologia de taxa de compressão variável, já existe um motor que faz isso, mas que roda apenas com gasolina. A tecnologia foi revelada pela Infiniti, marca de modelos de luxo da Nissan, que comercializa seus produtos principalmente nos mercados dos Estados Unidos, Canadá, México, Coreia do Sul e Oriente Médio. O motor VC-Turbo da marca é o primeiro motor com taxa de compressão variável a sair em um carro de produção, no mundo.

Como funciona o motor com taxa de compressão variável?

O motor VC-Turbo, que equipa o modelo Infiniti QX50, se adapta constantemente, elevando ou rebaixando seus pistões, variando de uma taxa tão baixa quanto 8:1, subindo até a 14:1, um número que seria mais do que suficiente para rodar com 100% de etanol, se fosse o caso. Mas, quais seriam os benefícios de um carro que tenha motor com taxa de compressão variável?

Quais são os benefícios de um motor com taxa de compressão variável?

Alguns dos principais benefícios desse tipo de tecnologia incluem:

  • Eficiência de Combustível: Ajustar a taxa de compressão ideal para o combustível específico pode levar a uma queima mais eficiente e, portanto, melhor rendimento de combustível.
  • Redução de Emissões: Uma combustão mais eficiente também resulta em menos emissões de poluentes.
  • Desempenho Otimizado: A capacidade de ajustar a compressão pode oferecer um equilíbrio perfeito entre potência e economia.
  • Versatilidade: Um motor que pode se adaptar a diferentes condições de condução e combustíveis oferece uma experiência de condução superior.

Qual é o futuro dos motores com taxa de compressão variável?

A tecnologia do motor VC-Turbo é apenas o começo. À medida que a indústria automobilística continua a evoluir, é possível que vejamos motores Flex com taxa de compressão variável se tornarem uma realidade. A demanda por veículos mais eficientes e menos poluentes está impulsionando a pesquisa e o desenvolvimento nessas áreas.

Será que um dia teremos um motor Flex com taxa de compressão variável disponível no mercado brasileiro? A resposta ainda é incerta, mas o avanço da tecnologia e a busca por soluções mais eficientes e ecológicas indicam que esse futuro pode não estar tão distante. Até lá, continuamos acompanhando de perto as inovações que prometem transformar a maneira como nos locomovemos.

Com essas informações, fica claro que a tecnologia de motores com taxa de compressão variável já é uma realidade em alguns mercados e pode trazer inúmeros benefícios. Fique atento às próximas novidades do setor automotivo, que prometem ainda mais avanços e inovações.

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