Ibovespa abre em queda com temores fiscais e dados nos EUA em foco

Nesta quinta-feira (13), o Ibovespa inicia sua sessão em queda de 0,02%, aos 119.908,15 pontos. Ontem, o índice brasileiro caiu bastante e perdeu os 120 mil pontos.

O mercado reage aos dados americanos divulgados e fica de olho nas preocupações fiscais.

Nos EUA, após a superquarta, foi divulgado tambem que os novos pedidos de seguro-desemprego subiram para 242 mil na semana encerrada em 08 de junho. O número ficou acima das expectativas do mercado que esperava 225 mil pedidos.

Além disso, o Índice de Preços ao Produtor (PPI) de maio registrou uma queda de 0,2%, após um aumento de 0,5% em abril, contrariando as expectativas dos analistas que previam um crescimento de 0,1%. Em termos anuais, o PPI apresentou um aumento de 2,2%, ligeiramente abaixo do aumento de 2,3% registrado no mês anterior.

Assim, os índices futuros em Wall Street operam sem direção única, com destaque para alta do Nasdaq.

No cenário local, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou hoje (13) que o volume de vendas do comércio varejista cresceu 0,9%, na comparação com março. Assim, o acumulado no ano chegou a 4,9% enquanto o acumulado nos últimos 12 meses ficou em 2,7%.

Outro destaque para os investidores ficarem de olho é com o risco fiscal.

Na Europa, mais um dado decepcionou o mercado, e foi a produção industrial da zona do euro, que caiu 0,1% em abril ante março, ficando bem abaixo das expectativas.

Com isso, os principais índices europeus operam no vermelho nesta manhã, com a reação dos investidores regionais à última decisão de política monetária do Federal Reserve e dados locais.

Acompanhe ao vivo as notícias do mercado no Youtube da BM&C News:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.