Venezuela anuncia rompimento das relações diplomáticas com o Peru

O governo da Venezuela anunciou nesta quarta-feira (31) a decisão de romper relações diplomáticas com o Peru. Esta medida foi comunicada pelo Ministério das Relações Exteriores venezuelano, que enviou um documento oficial ao governo peruano.

Segundo o chanceler venezuelano, Yván Gil, a decisão foi necessária devido às declarações que ele chama de “imprudentes do chanceler peruano”, que teriam desrespeitado a vontade do povo venezuelano e a constituição do país. Gil fez o anúncio através de sua conta no X (antigo Twitter), reforçando a base legal da decisão com base no Artigo 45 da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas de 1961.

Novas Questões Diplomáticas entre Venezuela e Peru

No último dia 29, o Peru havia dado um prazo de 72 horas para que os funcionários diplomáticos venezuelanos deixassem o território. Esta ação veio após a prisão de Freddy Superlano, coordenador geral do partido Voluntad Popular, o que foi fortemente condenado pelo chanceler peruano, Javier González-Olachea.

Venezuela anuncia rompimento das relações diplomáticas com o Peru
Dina Boluarte, presidente do Peru, durante discurso para a população em 12 de dezembro — Foto: REUTERS

Por que a Venezuela tomou esta decisão?

O chanceler venezuelano explicou que a decisão de romper as relações foi motivada por uma série de fatores que vão além das declarações recentes. Segundo ele, falta de respeito à soberania e à constituição venezuelana estão entre as principais motivações. 

O que o futuro reserva para as relações Venezuela-Peru?

Após o anúncio oficial, o governo do Peru expressou sua lamentação pelo impacto que esta decisão poderia ter sobre o povo venezuelano. O Ministério das Relações Exteriores do Peru reiterou seu comprometimento em apoiar a democracia e liberdade na Venezuela, questionando a transparência dos registros eleitorais que garantiram a vitória de Nicolás Maduro.

Suspensão dos Serviços Consulares

No dia seguinte ao anúncio, a embaixada da Venezuela no Peru usou suas redes sociais para comunicar a suspensão de todos os serviços consulares. A medida foi recebida com preocupação por parte dos venezuelanos residentes no Peru, que se aglomeraram diante da embaixada em busca de informações.

A suspensão, segundo informações, é por tempo indeterminado e afeta diretamente milhares de cidadãos que dependem dos serviços consulares para diversas necessidades documentais e legais.

O post Venezuela anuncia rompimento das relações diplomáticas com o Peru apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.