Ibovespa fecham em alta após pregão de altos e baixos

Ibovespa fecham em alta após pregão de altos e baixos

O dia foi marcado pela redução nos negócios devido ao mercado americano parcialmente fechado por conta do funeral do ex-presidente Jimmy Carter. No Brasil, o mercado tem o suporte de pesos-pesados enquanto repercute uma nova queda nas vendas do varejo.

Dados do varejo surpreendem e pesam no mercado

As vendas no varejo registraram uma queda de 0,4% em novembro, superando a estimativa de recuo de 0,2% projetada por analistas da pesquisa Reuters. Este desempenho fraco reforça as preocupações sobre a desaceleração da economia brasileira e o impacto no consumo, fator essencial para o crescimento do PIB.

Em Brasília, o presidente Lula conduz uma agenda intensa, incluindo encontros com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Há também discussões sobre a presidência brasileira no grupo dos BRICS, sinalizando uma estratégia de maior protagonismo internacional para o Brasil.

Alckmin defende arcabouço fiscal e alerta sobre juros: “Brasil vai crescer!”

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), reforçou nesta quinta-feira (9) o compromisso do Brasil com o cumprimento “rigoroso” do arcabouço fiscal, demonstrando otimismo em relação ao crescimento econômico do país em 2025. Durante entrevista à Rádio Eldorado, Alckmin destacou que, apesar das preocupações com as taxas de juros, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio deverá registrar uma alta superior a 4% no próximo ano.

“Tivemos um bom ano em 2024. Em 2025, nosso desafio será lidar com os juros, que ainda representam um freio para a economia. Mas o agronegócio, que deve crescer mais de 4%, ajudará muito no crescimento geral do país”, afirmou o vice-presidente, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Segundo ele, a economia brasileira já apresentou resultados positivos em áreas como desemprego e setor industrial, consolidando expectativas para um avanço sustentado.

Mercados globais enfrentam pressões inflacionárias

No cenário internacional, os investidores monitoram a disparada nos rendimentos de títulos ao redor do mundo, motivada por incertezas sobre as políticas do novo presidente eleito dos Estados Unidos. Além disso, preocupações com a inflação e a emissão de trilhões de dólares em títulos adicionam pressões ao ambiente global.

Confira os dados de fechamento do Ibovespa e demais índices:

  • Ibovespa:
  • Dólar: R$ 6,04 (-1,10%)
  • Euro: R$ 6,22 (-1,23%)

O post Ibovespa fecham em alta após pregão de altos e baixos apareceu primeiro em BMC NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.