O secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Elias Vaz, pediu demissão do cargo. Segundo fontes da pasta, ele pediu exoneração para se dedicar às eleições municipais deste ano.
Ex-deputado federal pelo PSB de Goiás, Vaz estava no posto desde o início do governo Lula. Ele foi nomeado em 2023 pelo então ministro Flávio Dino e foi mantido por Ricardo Lewandowski.
Para o lugar do ex-deputado, Lewandowski escolheu Marivaldo Pereira como novo secretário de Assuntos Legislativos da pasta. A troca deve ser publicada em breve no Diário Oficial da União.
Quem é o novo secretário
Assim como Vaz, Marivaldo atua no ministério desde a gestão Dino. Ele começou em 2023 como secretário de Acesso à Justiça. Com a chegada de Lewandowski, virou secretário-executivo adjunto da pasta.
Como secretário adjunto, Marivaldo se aproximou do atual secretário-executivo do ministério, Manoel Carlos de Almeida Neto, um dos nomes de maior confiança de Lewandowski.
Formado em Direito, Marivaldo é auditor federal de carreira do Tesouro Nacional. O jurista integra o Prerrogativas, grupo de advogados progressistas e antilavajatistas.
A Secretaria de Assuntos Legislativos é considerada umas das mais sensíveis do Ministério da Justiça por ser responsável pela relação da pasta com o Congresso Nacional.
A troca no comando da secretaria ocorre em meio à articulação de Lewandowski para enviar ao Congresso uma PEC que faz mudanças no sistema de segurança pública nacional.