Elmar Nascimento deve assumir liderança do maior bloco da Câmara

O deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil-BA) deve assumir a liderança do maior bloco partidário da Câmara dos Deputados em agosto. O parlamentar é próximo do atual presidente da Casa Legislativa, Arthur Lira (PP-AL), e um dos postulantes para comandar a Câmara a partir do próximo ano.

O bloco em questão reúne, no total, 161 deputados e é composto pelos partidos União Brasil, Progressistas, a federação PSDB/Cidadania, PDT, Avante, Solidariedade e PRD.

Atualmente, Elmar Nascimento é o líder do União Brasil na Câmara dos Deputados. O parlamentar tem trabalhado nos bastidores da Casa Legislativa para garantir apoio dos partidos para a disputa pela presidência da Câmara em 2025.

O páreo pela presidência da Câmara ainda conta com os deputados Antonio Brito (PSD-BA) e Marcos Pereira (Republicanos-SP).

Disputa afunila na Câmara: veja perfil dos três favoritos

Alguns parlamentares contam como certa a vitória de Elmar Nascimento para o comando da Câmara dos Deputados. No entanto, a coluna do Guilherme Amado, do Metrópoles, mostrou que o nome do líder do União Brasil pode ser vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A eleição para a sucessão de Lira na presidência da Câmara é apenas em fevereiro de 2025, mas os postulantes ao cargo deram início às articulações nos bastidores.

No fim de julho, antes do recesso parlamentar, Elmar Nascimento e Antonio Brito promoveram festas com diversos nomes chaves da política brasileira, como deputados, senadores e ministros do governo Lula.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.