Confira 5 chás que ajudam no tratamento da ansiedade

A ansiedade tem se tornado um problema cada vez maior, principalmente no Brasil, país com o maior número de pessoas ansiosas (9,3% da população), de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para tratar o transtorno, é preciso procurar um médico, mas implementar alguns hábitos, como a ingestão de chás calmantes, pode ajudar a reduzir alguns sintomas.

Em conversa com a coluna Claudia Meireles, a nutricionista Eleonora Galvão destacou os benefícios do tratamento da preocupação intensa com chás: “Eles são uma opção natural eficaz para reduzir os sintomas, especialmente quando combinados a um estilo de vida saudável.”

Imagem mostra uma xícara transparente cheia de chá, conhecido por ajudar no tratamento da ansiedade, e um bule marrom - Metrópoles
Os chás podem ajudar no tratamento de ansiedade

Chás para diminuir a ansiedade

Camomila

Uma das ervas mais comuns, a camomila é conhecida por promover o relaxamento. “Devido à alta presença do flavonóides apigenina, a erva tem um efeito calmante e ansiolítico”, diz Eleonora Galvão.

Além disso, o chá é rico em polifenóis, que têm propriedades vasodilatadoras, melhoram o fluxo sanguíneo cerebral e reduz a sensação de tensão, destaca a nutricionista.

Erva-cidreira

Além de promover a vasodilatação de forma semelhante à camomila, segundo Eleonora Galvão, a erva-cidreira também oferece ácidos fenólicos e flavonoides, como ácido rosmarínico e luteolina, que modulam o sistema nervoso central e promovem o relaxamento.

Valeriana

A inquietação é uma das principais causas de insônia, que pode ser tratada com a valeriana. Com propriedades sedativas, o ácido valerênico presente na erva aumenta a disponibilidade de GABA – neurotransmissor – no sistema nervoso central e proporciona um efeito calmante, diz a nutricionista.

Passiflora

Apesar de incomum, a infusão de passiflora é uma grande aliada do tratamento do transtorno. “Rica em flavonoides que atuam nos receptores de ação serotonérgica, reduz os sintomas de ansiedade e agitação”, afirma Eleonora Galvão.

Lavanda

Os óleos essenciais de lavanda ajudam no relaxamento pelo aroma, e mais: o chá da planta também diminui a ansiedade e o estresse. “Conhecida por ser sedativa e ansiolítica, a lavanda melhora quadros de insônia e agitação noturna, além de levar ao relaxamento”, ressalta a nutricionista.

De acordo com Eleonora Galvão, a bebida também promove o relaxamento muscular e mental por conta do linalol, que, assim como o ácido valerênico, diminui a liberação de neurotransmissores excitatórios.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.