Otites: saiba como evitar a dor de ouvido no verão

Durante o verão, é comum passar mais tempo ao ar livre, aproveitando a praia, piscinas e o calor. No entanto, essa estação também exige atenção especial à saúde auditiva, já que a exposição à água do mar ou piscina pode causar dores e incômodos nos ouvidos.

“A água do mar e da piscina, quando fica presa nos ouvidos, favorece a proliferação de bactérias e fungos. Isso pode gerar sintomas como ouvido tampado e dor, evoluindo para infecções como a otite externa”, explica Nathália Prudencio, médica otorrinolaringologista especializada em tontura e zumbido.

A médica detalha que o ouvido externo é um canal que termina na membrana timpânica. Embora esse canal seja fechado, permitindo que a água entre e geralmente saia ou evapore, alguns fatores podem dificultar esse processo.

“O mais comum é a água sair sozinha. Porém, em alguns pacientes, a anatomia do canal auditivo é mais irregular, o que pode reter a água por mais tempo”, esclarece a especialista.

Além disso, a presença de cera no ouvido pode atrasar a saída da água, provocando desconforto. “Em alguns casos, a água pode ‘amolecer’ a cera, tampando o ouvido e criando um ambiente úmido, ideal para a proliferação de microrganismos, como bactérias e fungos, que causam infecções como a otite externa”, completa Nathália.

Como tirar a água do ouvido?

Se houver sensação de água presa, a médica sugere usar a gravidade a favor. “Incline a cabeça para o lado do ouvido afetado e dê leves batidinhas no lado oposto. Tentar puxar o lóbulo da orelha pode ajudar a abrir o conduto auditivo e facilitar a saída da água”, orienta.

Caso o incômodo persista, outra opção é secar o ouvido com um secador de cabelo, seguindo algumas precauções. “Mantenha o secador a uma distância segura e use a menor velocidade e temperatura possível. O ar não deve estar quente nem muito próximo ao ouvido”, alerta Nathália.

Leia a matéria completa no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.