Iris Apfel: leilão virtual terá itens da fashionista nova-iorquina

A empresária e designer de interiores nova-iorquina Iris Apfel teve uma vida celebrada pelo estilo autêntico. Pouco menos de um ano após a morte da fashionista, que faleceu no ano passado, aos 102 anos, itens de seu acervo pessoal estarão disponíveis para lances on-line pela casa de leilões Christie’s, de 28 de janeiro a 13 de fevereiro. A seleção inclui mais de 200 peças de moda, acessórios e artigos de decoração que carregam a visão estética maximalista do ícone que inspirou gerações por quase meio século.

Vem saber os detalhes do leilão virtual “Unapologetically Iris: The Personal Collection of Iris Apfel” (ou “Iris Sem Pudores: a coleção pessoal de Iris Apfel”, em tradução livre)!

Iris Apfel - Metrópoles
Iris Apfel partiu em 2024, aos 102 anos, e era conhecida pelo estilo autêntico pautado pela máxima “mais é mais”

Maximalismo autêntico

Reverenciada pela originalidade, Apfel mesclava como ninguém peças de luxo com itens acessíveis garimpados, estilo de combinação conhecido como “high-low”. Óculos em tamanho máxi – a marca registrada dela, com 18 pares disponíveis no leilão, em diferentes formatos –, pulseiras grossas e looks com mistura de cores, estampas e texturas compunham os visuais da fashionista centenária, que ousava sem medo e se tornou um ícone de estilo.

As peças, com lances a partir de US$ 100, também estarão em exibição de forma presencial em três locais durante o período do leilão. Primeiro, de 24 a 25 de janeiro, no Miami Design District, na Flórida. Em seguida, também no estado norte-americano, estarão no Colony Hotel, em Palm Beach, de 29 a 31 de janeiro. Por fim, entre 8 e 12 de fevereiro, o acervo estará à mostra na Christie’s de Nova York, no Rockefeller Center.

Óculos Iris Apfel x Zenni para o leilão "Unapologetically Iris", da Christie's - Metrópoles
O leilão virtual da Christie’s terá 18 pares de óculos, em diferentes formatos, da collab de Iris Apfel com a marca italiana Zenni. As armações máxi eram uma das assinaturas de estilo dela

 

Casaco Dior para o leilão "Unapologetically Iris", da Christie's - Metrópoles
Casaco de alta-costura da Dior, com penas multicoloridas

 

Look Carolina Herrera para o leilão "Unapologetically Iris", da Christie's - Metrópoles
Look da grife Carolina Herrera, datado por volta de 2020

 

Escultura de Iris Apfel andando de patinete, 2021 para o leilão "Unapologetically Iris", da Christie's - Metrópoles
Estátua em resina com a imagem de Iris Apfel andando de patinete, de 2021

Destaques do leilão

Entre as peças de vestuário do leilão, há roupas de grifes como Dior, Saint Laurent, Carolina Herrera, Miu Miu e Dries Van Noten. Algumas parcerias assinadas pela nova-iorquina, como as colaborações com a fast fashion H&M e a marca de óculos Zenni Optical, também estão na curadoria selecionada. De maneira geral, os itens de moda vão dos anos 1960 até peças mais recentes adquiridas pela nova-iorquina antes de morrer, em março de 2024.

Já quando se trata de itens para casa, tão cobiçados quanto os do closet, há objetos como uma escultura verde de resina que ilustra a própria Apfel andando de patinete, uma cadeira estampada com a imagem dela no estofado, uma estátua em formato de avestruz, entre outras peças, como serviço de prata, cadeiras, copos e muito mais. O acervo inclui tanto peças da residência de Iris em NY como em Palm Beach.

Looks da collab de Iris Apfel com a H&M para o leilão "Unapologetically Iris", da Christie's - Metrópoles
Peças de uma collab de 2022 de Iris Apfel com a fast fashion H&M

 

Pulseiras coloridas de Iris Apfel para o leilão "Unapologetically Iris", da Christie's - Metrópoles
Lote de pulseiras coloridas que está entre os artigos a serem leiloados

 

Escultura de avestruz de Iris Apfel para o leilão "Unapologetically Iris", da Christie's - Metrópoles
Escultura de avestruz de Iris Apfel com o sapo Caco (ou Kermit), personagem dos Muppets

 

Carteiras de Iris Apfel para o leilão "Unapologetically Iris", da Christie's - Metrópoles
Estas carteiras também fazem parte da seleção

Além da moda

Com 3 milhões de seguidores no perfil oficial do Instagram, a “estrela geriátrica” – como ela se apelidava – ganhou notoriedade entre os entusiastas da moda após uma exposição com roupas e joias dela em 2005, no Costume Institute do Metropolitan Museum of Art. Nove anos depois, virou tema de um documentário com direção de Albert Maysles, intitulado Iris.

O destaque no setor fashion rendeu parcerias com grifes relevantes, um contrato com a IMG e até uma Barbie em homenagem a ela, que fundou a empresa de materiais têxteis Old World Weavers em 1950. Como designer, trabalhou na decoração da Casa Branca em nove ocasiões. A estimativa é que o leilão da Chritie’s arremate mais de US$ 250 mil, com o lucro destinado à caridade.

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