VÍDEO – Prefeito de Guarujá bebe água do mar para provar limpeza das praias

Em uma ação inusitada para tentar reverter os impactos do surto de virose e dos arrastões que afetaram o turismo no litoral paulista, o prefeito de Guarujá, Farid Madi (Podemos), gravou um vídeo no qual aparece bebendo água do mar da Praia de Pitangueiras. A iniciativa, divulgada nas redes sociais no domingo (12), busca reforçar que as praias da cidade estão limpas e prontas para receber turistas.

“Venham para cá, não percam a oportunidade. Guarujá está de braços abertos, com praias limpas, segurança e estrutura para atender todos vocês”, declarou o prefeito no vídeo. Além de destacar a balneabilidade, Madi afirmou que a cidade investiu no reforço policial, monitoramento por câmeras e equipes de salvamento.

Turismo ameaçado

O surto de virose, confirmado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) em 5 de janeiro, e os relatos de arrastões levaram ao cancelamento de 19% das reservas em hotéis, pousadas e imóveis de temporada na região, segundo a Federação de Hotéis, Bares e Restaurantes do Estado de São Paulo (Fhoresp). A entidade classificou a situação como um “combo explosivo” que comprometeu a imagem da Baixada Santista como destino turístico.

Diante das perdas financeiras, a Fhoresp enviou um ofício ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), solicitando ações para conter os prejuízos. “É um apagão no nosso litoral. Muitos estabelecimentos dependem da alta temporada para equilibrar suas contas”, afirmou Edson Pinto, diretor-executivo da entidade.

Situação das águas

Apesar da iniciativa do prefeito, o boletim da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) indica que duas das 12 praias de Guarujá – Perequê e Enseada – estão impróprias para banho. A análise baseia-se na presença de bactérias fecais detectadas em coletas realizadas ao longo de cinco semanas consecutivas.

Por outro lado, exames do Instituto Adolfo Lutz descartaram a presença de norovírus ou outras contaminações na água potável da região, apontando que o surto de gastroenterocolite aguda foi causado por ingestão de alimentos ou contato com superfícies contaminadas.

Reação do governo

O Governo do Estado afirmou, em nota, que monitora a situação e trabalha para apoiar o setor turístico, além de reforçar os cuidados preventivos com a população. Entre as orientações, estão a higienização das mãos, evitar alimentos malcozidos e não tomar banho de mar após chuvas.

Apesar do impacto das crises recentes, Farid Madi segue confiante. “Nossa rede hoteleira está pronta para receber todos os visitantes. Este é o momento de desfrutar do que Guarujá tem de melhor.”

Com informações de G1 e Metrópoles

The post VÍDEO – Prefeito de Guarujá bebe água do mar para provar limpeza das praias appeared first on Ver-o-Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.