Chuvas: grande parte do país segue com tempo instável nesta 5ª. Veja

Nesta quinta-feira (16/1), o tempo instável segue dominando grande parte do país e a chuva deve atingir os estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, extremo norte de São Paulo, Sergipe e Tocantins.

No Rio de Janeiro e em parte do estado de São Paulo, a chance de chuva é menor, mas segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo permanece nublado, com chance de chuvas isoladas. No Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, especialmente no litoral, a previsão é de muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

  • Grande parte do país segue sob aviso de tempo instável;
  • Inmet emitiu dois alertas de “perigo” e “perigo potencial” para chuvas intensas no país;
  • Segundo o órgão, chuvas devem ficar concentradas nas regiões Centro-Oeste e Nordeste.

Alertas

O Inmet emitiu apenas dois alertas para esta quinta, sendo um de “perigo potencial” na cor amarela, e um de “perigo”, na cor laranja, para chuvas fortes. Os avisos devem atingir predominantemente o Nordeste, Norte e Centro-Oeste do país, abrangendo ao menos 20 estados. Apesar do Sul e grande parte do Sudeste estarem fora da zona de alerta, o tempo nas regiões também é de instabilidade.

imagem colorida previsao do tempo 16.01

O alerta de “perigo”, na cor laranja, avisa que é possível que tenha chuva entre 30 e 60 mm/h e ventos intensos de até 100 km/h, especialmente no Centro-Oeste e Nordeste do país, atingindo também o norte de Minas Gerais e alguns estados da Região Norte.

O órgão aconselha que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

O aviso de “perigo potencial”, em amarelo, indica perspectiva de ventos intensos, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O alerta se estende especialmente nos arredores da faixa de maior intensidade, especialmente no norte do país.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.