Programas de renda básica: Solução ou obstáculo para emprego e renda?

Foto: Givanildo Silva | Doutor em Ciências Contábeis e Administração

Experimento em Compton, Califórnia

Entre 2021 e 2023, a cidade de Compton, na Califórnia, conduziu um experimento oferecendo pagamentos mensais de aproximadamente US$ 500 a famílias de baixa renda, sem exigir contrapartidas. Após 18 meses, observou-se que a renda mensal dessas famílias diminuiu, em média, US$ 333 (excluindo o benefício), e o nível de emprego entre aqueles que trabalhavam até 20 horas por semana caiu 13%.

Programa renda básica de cidadania em Maricá, Brasil

No Brasil, o programa Renda Básica de Cidadania (RBC) de Maricá (RJ) oferece pagamentos mensais sem contrapartidas. Estudos indicam que a renda salarial dos participantes caiu 17%, sugerindo que os beneficiários podem ter optado por empregos que lhes agradavam mais, porém com remuneração inferior.

Impactos na economia local

Por outro lado, pesquisas da Universidade Federal Fluminense (UFF) sobre o programa de Maricá mostraram que, após a implementação da política de transferência de renda, o número de empregos formais na cidade cresceu a uma taxa mais alta do que em municípios semelhantes. Isso sugere que tais programas podem ter um impacto positivo na criação de empregos, especialmente por gerar uma injeção de recursos na economia local, aumentando a demanda e criando novos postos de trabalho.

Redução na renda e no mercado de trabalho

Esses resultados indicam que os programas de renda básica podem ter efeitos diversos sobre o emprego e a renda salarial, dependendo do contexto e do desenho específico de cada programa. Enquanto alguns estudos apontam para uma redução na renda salarial e na participação no mercado de trabalho, outros destacam benefícios econômicos locais e melhorias na qualidade de vida dos beneficiários.

O post Programas de renda básica: Solução ou obstáculo para emprego e renda? apareceu primeiro em ClicRDC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.