Concorrente da SpaceX, foguete de Bezos decola para 1ª missão espacial

Foi lançado com sucesso, nesta quinta-feira (16/1), o foguete New Glenn da Blue Origin, empresa espacial do bilionário Jeff Bezos, dono da Amazon. A nave decolou da Flórida (EUA) em sua primeira missão ao espaço, um passo inaugural na órbita da Terra e na disputa com a SpaceX de Elon Musk no negócio de lançamento de satélites.

“Parabéns por alcançar a órbita na primeira tentativa! @JeffBezos”, escreveu Musk em sua plataforma X após o lançamento.

Saiba mais:

  • Blue Origin, de Jeff Bezos, lançou um novo foguete para missão no espaço nesta quinta-feira (16/1);
  • Com isso, o bilionário mira diretamento na disputa com Elon Musk, da SpaceX;
  • Funcionários da empresa espacial se reuniram para assistir ao lançamento da nave, que tem quase 100 metros de altura.

Com 98 metros de altura, o que equivale a um edifício com aproximadamente 30 andares, o New Glenn foi lançado por volta das 4h (horário de Brasília) da base espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, sob céu nublado e na segunda tentativa desta semana.

Tentativa cancelada

A primeira tentativa de lançamento do foguete, na segunda-feira (13/1), foi cancelada porque havia acumulado gelo em uma linha de propulsão. Nesta quinta, a empresa não citou problemas antes do lançamento.

Centenas de funcionários se reuniram para o lançamento na sede da Blue Origin em Kent, Washington, mas a transmissão do vivo da empresa também foi realizada na fábrica de foguetes em Cabo Canaveral.

Membros do público na costa leste da Flórida comemoraram em parques e acampamentos a vários quilômetros da plataforma de lançamento após a decolagem.

Missão

A missão, denominada batizada de NG-1, é o ápice de uma jornada de desenvolvimento multibilionário que durou uma década e incluiria uma tentativa de pousar o primeiro estágio do foguete New Glenn em uma barcaça no Oceano Atlântico 10 minutos após a decolagem, enquanto o segundo estágio do foguete continua em direção à órbita.

Protegido dentro do compartimento de carga da New Glenn está o primeiro protótipo do veículo Blue Ring da Blue Origin, uma nave espacial manobrável que a empresa planeja vender ao Pentágono e a clientes comerciais para missões de segurança nacional e manutenção de satélites.

Levar a nave espacial até a órbita pretendida em um lançamento inaugural de foguete seria uma conquista rara para uma empresa espacial.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.