Menos de 40% do público-alvo recebeu a vacina contra a dengue no Oeste de SC

Dados da Secretaria de Estado da Saúde mostram que apenas 35,78% do público-alvo para a vacinação contra a dengue recebeu a vacina na região Oeste de Santa Catarina. O número representa menos que a média em todo o estado, que é de 41,20% até janeiro deste ano.

Apenas 35% do público-alvo recebeu vacina contra a dengue no Oeste de SC – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação

De acordo com os dados, 24.346 crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos podem receber a vacina na região. Contudo, deste total, apenas 8.710 receberam a primeira dose do imunizante.

Em se tratando da segunda dose, aplicada com um intervalo de três meses, o número é ainda mais preocupante: apenas 2.787 pessoas recebem a vacina, o que equivale a 11,45% do público-alvo. O número é menor que a média estadual de 18,14%.

Como funciona a vacinação contra a dengue em SC

O Brasil é o primeiro país a disponibilizar a vacina contra a dengue gratuitamente, pelo SUS. Atualmente, ela está disponível em municípios das regiões Nordeste, Oeste, Grande Florianópolis e Médio Vale do Itajaí.

Outras regiões não foram contempladas porque, conforme o Ministério da Saúde, foram escolhidos os municípios de grande porte (com 100 mil ou mais habitantes) com alta transmissão de dengue nos últimos dez anos, incluindo também os municípios das regiões de saúde de abrangência, independentemente do porte.

SC registra mais de 2 mil casos prováveis de dengue em 2025 – Foto: Freepik/ND

Em Chapecó, a maior cidade da região Oeste catarinense, a vacinação contra a dengue começou em junho de 2024. Para receber a vacina, basta procurar uma unidade básica de saúde do município, levando os documentos pessoais e a carteira de vacinação, se houver.

A vacina contra a dengue está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, com intervalo de três meses entre as duas doses. Não pode receber a vacina quem teve dengue há menos de seis meses ou está com suspeita de dengue, febre ou sintomas gripais.

Estado segue sob alerta contra a dengue

Dados do Painel da Dengue, atualizados na quarta-feira (15), mostram que Santa Catarina já soma 2.184 casos prováveis de dengue neste ano, dos quais 98 estão confirmados. Chapecó é a cidade com mais casos prováveis na região Oeste, com 103 registrados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.