BH: Fuad Noman apresenta melhora respiratória e motora gradativa

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD-MG), apresentou, nesta quinta-feira (16/1), uma melhora respiratória e motora gradativa. De acordo com boletim médico, os exames laboratoriais e radiológicos apontam uma boa evolução de Fuad. Com pneumonia, ele está internado desde 3 de janeiro e está licenciado do cargo.

Internação de Fuad Noman

  • Melhora progressiva: Fuad Noman apresenta evolução respiratória e motora, com exames laboratoriais e radiológicos positivos.
  • Retirada da ventilação: prefeito segue programa de retirada da ventilação mecânica, tolerando períodos intercalados de 30 minutos.
  • Reabilitação intensiva: está acordado, responsivo e em reabilitação fisioterápica, motora e respiratória, com início de eletroestimulação.
  • Internado na UTI desde 3 de janeiro, Fuad trata pneumonia com insuficiência respiratória aguda.

O chefe do executivo local está passando por um programa de retirada da ventilação mecânica, com “tolerância de períodos intercalados de até 30 minutos sem a assistência médica”.

“Segue em reabilitação fisioterápica, motora e respiratória, tendo iniciado eletro estimulação para o processo de neuro reabilitação. Está acordado e responsivo”, diz boletim.

Fuad enfrenta a quarta internação desde o dia 23 de novembro de 2024. O prefeito está internado desde o dia 3 de janeiro na UTI do Hospital Mater Dei, ele enfrenta um quadro de pneumonia que resultou em insuficiência respiratória aguda.

Histórico de internações

No início de dezembro, o prefeito de Belo Horizonte retornou ao hospital para tratar pneumonia e sinusite, recebendo alta no dia 15. Poucos dias depois, em 19 de dezembro, foi novamente internado com diarreia e desidratação, sendo monitorado na UTI por causa de um sangramento intestinal antes de receber alta no dia 23.

Desde julho de 2023, Noman vem enfrentando problemas de saúde após ser diagnosticado com um linfoma não Hodgkin, um tipo de câncer que afeta o sistema linfático. Ele iniciou tratamento imediato e, em outubro de 2024, anunciou a conclusão do tratamento, com remissão total da doença confirmada.

A saúde debilitada do prefeito obrigou a uma posse virtual em 1º de janeiro, onde, seguindo orientação médica, evitou locais com grande concentração de pessoas devido à baixa imunidade. Na ocasião, ele teve dificuldades para falar durante o discurso.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.