Alerta vermelho: chuvas intensas vão castigar região Sul. Saiba onde

As cidades da Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, Santa Catarina, estão sendo castigadas pelas fortes chuvas desde a manhã desta quinta-feira (16/1). As fortes precipitações devem seguir até a próxima sexta-feira (17/1), segundo as previsões.

O que está acontecendo:

  • Chuvas intensas e alerta vermelho: Grande Florianópolis e Vale do Itajaí enfrentam chuvas acima de 100 mm, com risco de alagamentos e transbordamentos até sexta-feira (17/1).
  • Registros de impacto: pessoas e veículos ilhados estão sendo compartilhados nas redes sociais, evidenciando a gravidade da situação.
  • Causas meteorológicas: A combinação de circulação marítima e características geográficas intensifica as precipitações na região.
  • Volumes recordes: Camboriú e Florianópolis já acumularam 70% da chuva prevista para janeiro, levando à emissão de avisos da Defesa Civil.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, na tarde desta quinta-feira (16/1), um aviso vermelho, alertando sobre chuvas intensas na Grande Florianópolis e no Vale do Itajaí. Podem ser registradas precipitações com volumes acima dos 100 mm.

imagem colorida
Alerta vermelho para a Grande Florianópolis – Metrópoles

Existe o risco de alagamentos e transbordamentos de rios. O alerta vermelho vale até as 9 horas da manhã de sexta-feira (17/1).

Os registros dos estragos causados pelas chuvas estão circulando nas redes sociais. Veja:

 

Motivo das fortes chuvas

As fortes chuvas na Grande Florianópolis e no Vale do Itajaí são fruto da combinação da circulação marítima com as características geográficas da região.

A circulação marítima é caracterizada por ventos úmidos que vêm do mar, provocando chuvas contínuas e fortes.

Os municípios de Camboriú e Florianópolis registraram volumes recordes de chuvas neste início de ano, com 176 mm e 153 mm, respectivamente. Esses números representam até 70% da chuva esperada para toda mês de janeiro.

Devido à magnitude da precipitação, a Secretaria de Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) emitiu um Aviso Meteorológico de Observação, alertando para riscos de temporais, alagamentos, enxurradas, e danos na infraestrutura, como quedas de árvores e interrupções na rede elétrica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.