Retail Media: o futuro das marcas e varejistas em 2025

As redes de Retail Media (Retail Media Networks ou simplesmente RMNs) se tornaram um ativo valioso para marcas e varejistas.

De acordo com um novo relatório da Criteo, produzido pela Coresight Research, intitulado “Retail 2025: 10 Tendências Moldando o Mercado de Retail Media”, o mercado global do setor totalizará US$ 179,5 bilhões em 2025, representando um robusto crescimento ano a ano de 15,4%.

Dados de terceiros, avanços em IA (inteligência artificial) e atribuição de loop fechado devem impulsionar a rápido expansão.

Nos últimos anos, mais varejistas lançaram RMNs devido ao alto potencial de margem, que, conforme o relatório, é estimado em 70% em margem bruta.

As marcas estão investindo cada vez mais em RMNs devido aos dados primários dos varejistas que lhes permitem criar e veicular campanhas publicitárias altamente direcionadas e personalizadas.

Tecnologias avançadas como IA e o machine learning estão amplificando ainda mais o valor desses dados, revelando novos insights que ajudam as marcas a maximizar os benefícios das RMNs.

Os varejistas têm uma oportunidade significativa de aumentar os lucros da RMN em 2025. No entanto, isso exigirá ações importantes para diferenciar uma rede da outra à medida que a competição aumenta.

De acordo com o relatório da Criteo, varejistas, anunciantes e empresas de tecnologia precisarão se concentrar nessas 10 tendências para maximizar as oportunidades de RMN de 2025. Confira abaixo:

  • Inteligência Artificial (IA) para fornecer automação e personalização de anúncios de última geração.
  • A publicidade programática impulsionará a eficiência operacional em todas as RMNs.
  • Os formatos de anúncio continuarão a expandir-se.
  • Parcerias estratégicas para desbloquear o crescimento fora do local.
  • A Retail Media in-store continuará sendo um canal de “teste e aprendizado”.
  • A Retail Media reforçará a posição como uma ferramenta de publicidade de funil completo.
  • A Retail Media impulsionará o aprimoramento de dados primários.
  • Construir confiança e transparência será mais crítico do que nunca para RMNs.
  • Padronização de medição para ganhar atenção.
  • RMNs emergentes interromperão o ecossistema de Retail Media.

“Os varejistas que estão vendo o maior crescimento e que conseguiram superar a tempestade de inflação e a retração do gasto do consumidor com o menor impacto são aqueles que diversificaram inteligentemente seus fluxos de receita e investiram no desenvolvimento de redes avançadas de Retail Media.”

Deborah Weinswig, CEO da Coresigh

De acordo com Tiago Cardoso, managing director para América Latina da Criteo, os aprimoramentos da IA têm potencial para revolucionar a Retail Media, e serão o motor do próximo grande salto da modalidade, gerando novas oportunidades para as marcas e varejistas.

“Os algoritmos baseados em IA permitirão a priorização dos produtos de melhor desempenho e a otimização dos lances em tempo real, maximizando a eficiência dos gastos com publicidade e substituindo as meras impressões por resultados mensuráveis”, afirma o executivo.

“Com os avanços da IA preditiva e do machine learning, as marcas estarão melhor posicionadas para antecipar os comportamentos do consumidor e tomar de decisões em tempo real”, pondera.

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