Brasil anuncia entrada de nove membros nos Brics. Saiba quais são

No seu segundo ato na presidência dos Brics, o governo do Brasil anunciou a entrada de nove países no bloco, na condição de membro parceiro. A expansão foi anunciada pelo Ministério das Relações Exteriores nesta sexta-feira (17/1).

Expansão dos Brics

  • Fundado em 2009, o Brics era inicialmente composto pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. 
  • Em 2023, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã se uniram ao bloco. No início deste ano, o Brasil anunciou a entrada da Indonésia no grupo, que agora conta com dez membros plenos.
  • Na última cúpula dos Brics, realizada em Kazan, foi criada a categoria de “países parceiros”. Na prática, países que se unirem ao bloco sob tal condição terão um poder de decisão menor nas discussões do grupo.

Segundo a chancelaria brasileira, os novos países parceiros dos Brics serão Nigéria, Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Tailândia, Uganda e Uzbequistão.

A expansão do bloco foi um dos principais temas discutidos na última cúpula dos Brics, realizada em outubro do último ano na Rússia.

Na ocasião, também foi anunciado a criação da categoria de países parceiros, que possuem pesos diferentes dentro dos Brics. Na prática, nações que se unirem ao bloco sob tal condição vão ter menor poder de decisão, com a palavra final em casos de divergência ficando sempre com os membros plenos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.