Semana marcada por eventos econômicos globais começa com foco em Trump

A posse de Trump nesta segunda, dia 20, atrai atenção dos mercados financeiros globais. Francisco Alves, operador de mercado e comentarista do Pre-Market da BM&C News, avaliou: “A partir do momento da sua posse, os mercados internacionais estarão atentos a medidas tarifárias e protecionistas dos Estados Unidos. A parte de imigração, a economia dos Estados Unidos e o mercado de trabalho, principalmente, o que isso poderá impactar nos juros e no mercado de câmbio.”

A semana também será marcada por dados econômicos globais relevantes e reuniões que podem impactar os mercados. No domingo (19), o Banco Popular da China (PBoC) anunciou a manutenção das taxas preferenciais de empréstimo (LPRs) para 1 e 5 anos, destacando a estabilidade monetária do país.

No Brasil, o Banco Central divulga nesta segunda-feira o Boletim Focus e realiza leilões de linha, enquanto na Europa começa o Fórum Econômico Mundial (WEF) em Davos, Suíça, com debates até sexta-feira (24) sobre a economia global. Dados de produção industrial no Japão, desemprego em Hong Kong e confiança do consumidor na Espanha também serão divulgados ao longo do dia.

Na terça-feira (21), atenção aos índices de inflação no Canadá, Reino Unido e Hong Kong, além das vendas no varejo no México e dos dados de sentimento econômico na Alemanha. Já na quarta-feira (22), o mercado acompanhará o discurso de Christine Lagarde, presidente do BCE, e o fluxo cambial semanal no Brasil. Nos Estados Unidos, destaque para o Índice de Indicadores Antecedentes de dezembro.

Quinta-feira (23) traz novos dados de inflação na Austrália, Japão e Singapura, além da divulgação da receita tributária federal brasileira. Nos EUA, serão publicados os pedidos iniciais de seguro-desemprego e os estoques de petróleo.

Na sexta-feira (24), a atenção se volta para as decisões de taxa de juros do Banco do Japão (BoJ), os dados do IPCA-15 no Brasil e o PMI de vários países, incluindo França, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos. No mesmo dia, serão divulgados os dados de confiança do consumidor da Universidade de Michigan.

Destaques corporativos e geopolíticos

A temporada de balanços nos Estados Unidos segue movimentada, com a divulgação dos resultados da Netflix referente ao quarto trimestre de 2024 na terça-feira (21). No Oriente Médio, investidores monitoram o cessar-fogo entre Israel e Hamas, com o início da trégua anunciado por Israel.

Com a entrada de Donald Trump na Casa Branca e uma agenda econômica global cheia, analistas destacam os possíveis impactos das novas políticas norte-americanas nos mercados globais.

O post Semana marcada por eventos econômicos globais começa com foco em Trump apareceu primeiro em BMC NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.