Vídeo: imigrantes choram após fim de aplicativo para entrada nos EUA

O aplicativo CBP One foi bloqueado nesta segunda-feira (20/1). A ferramenta era utilizada por imigrantes para se comunicar com o departamento de imigração dos Estados Unidos e entrar legalmente no país.

Lançado em outubro de 2020, o CBP One possibilitou a entrada legal de quase 1 milhão de migrantes por meio de agendamentos on-line.

O aplicativo oferecia funcionalidades como verificação de tempos de espera nas fronteiras, solicitação de entrada provisória (I-94), inspeção de produtos agrícolas, dentre outros.

No site do CBP, órgão de controle alfandegário e de proteção de fronteiras, há um aviso dizendo que os serviços estão indisponíveis, e também que todos os agendamentos que existiam foram cancelados.

Logo após o anúncio, interessados em ir para os EUA se aglomeraram em frente a uma unidade do CBP, na cidade de Juarez, no México. Uma mulher foi aos prantos com a suspensão dos serviços.

A medida caminha na direção da política imigratória que Donald Trump anunciou desde a campanha. Ele voltou a ocupar o posto de presidente dos Estados Unidos nesta segunda, após a posse oficial.

Uma das primeiras medidas assinadas pelo 47º presidente dos EUA foi uma declaração de “emergência nacional”. A ação tem o objetivo de reforçar o controle na fronteira do país com o México para deter imigrantes ilegais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.