Trump diz que mudará nome do Golfo do México e Hillary cai na risada

A ex-secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, não conteve a risada ao ouvir a declaração de Donald Trump sobre renomear o Golfo do México para “Golfo da América”. A cena ocorreu durante a cerimônia de posse do 47º presidente dos EUA, no Capitólio, nesta segunda-feira (20/1).

O que aconteceu?

  • Durante a posse como 47º presidente dos EUA, Donald Trump declarou a intenção de renomear o Golfo do México para “Golfo da América”. A fala gerou reações variadas, incluindo o riso de Hillary Clinton, que viralizou nas redes sociais;
  • Sentada próxima a Joe Biden e Kamala Harris, Hillary Clinton não conteve a risada ao ouvir a proposta de Trump. A cena foi capturada por câmeras e rapidamente ganhou repercussão on-line. Memes e comentários dominaram as redes;
  • A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, ironizou a ideia de Trump ao sugerir que os EUA deveriam ser renomeados como “América Mexicana”. A declaração foi uma resposta direta à proposta de renomeação do golfo. Sheinbaum reforçou que o nome atual é reconhecido por instituições globais;
  • Trump também afirmou que pretende retomar o controle do Canal do Panamá, alegando injustiça nas tarifas impostas pela China. Apesar de se intitular um “pacificador”, o presidente não descartou o uso de força militar para alcançar seus objetivos.

Veja o momento exato da risada de Hillary:

Durante o discurso, Trump voltou a afirmar a intenção de renomear o Golfo do México para “Golfo da América”, ao destacar as ações que tomará agora que retornou à presidência.

“A América [Estados Unidos] recuperará seu lugar de direito como a maior, mais poderosa e mais respeitada nação da Terra – inspirando o espanto e a admiração do mundo inteiro”, afirmou Trump. “Daqui a pouco, mudaremos o nome do Golfo do México para Golfo da América”, reafirmou o 47º presidente eleito dos EUA.

A declaração, inusitada, gerou fortes manifestações entre os convidados presentes durante a cerimônia. Entretanto, foi a resposta de Clinton que se destacou entre as diversas reações.

Sentada atrás do ex-presidente Joe Biden e da vice-presidente Kamala Harris, Hillary não conteve o riso após ouvir a proposta de Trump. O momento, capturado por câmeras, gerou diversos comentários e memes nas redes sociais após viralizar.

“América Mexicana”

Durante uma coletiva, realizada em 7 de janeiro de 2025 em Mar-a-Lago, na Flórida (EUA), Trump sugeriu mudar o nome do Golfo do México para “Golfo da América” e declarou que o Canadá deveria ser anexado aos Estados Unidos.

Um dia após a declaração, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, criticou as falas de Trump sobre renomear o golfo. Em tom irônico, Sheinbaum sugeriu que os EUA deveriam ser chamados de “América Mexicana”.

“Obviamente, o Golfo do México é reconhecido pelas Nações Unidas. Mas por que não chamamos [os Estados Unidos] de ‘América Mexicana’? Nome bonito, né? Vamos chamar assim, então”, afirmou Sheinbaum em uma coletiva de imprensa, acrescentando: “América Mexicana, isso soa bem.”

Canal do Panamá

Além da proposta de renomear o golfo, o presidente eleito também mencionou a intenção de “retomar” o controle do Canal do Panamá, alegando que a China está operando o canal de forma injusta e que os navios americanos estão sobrecarregados com tarifas.

“Nós não entregamos o canal para a China”, disse Trump hoje no discurso, ao anunciar o objetivo de retomar o controle do canal.

Curiosamente, Trump se apresentou no discurso como um homem “da paz”. Porém, ele não descartou o uso de força militar para retomar o controle do canal do Panamá.

“É isso que quero ser, um pacificador e um unificador. Desde ontem, um dia antes de assumir a presidência, os reféns do Oriente Médio estão voltando para a casa”, disse Trump.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.