$Trump, $Melania: Trump e primeira-dama criam “memecoins”. Entenda

O presidente dos Estados Unidos (EUA), o republicano Donald Trump, e a primeira-dama, Melania Trump, lançaram duas “memecoins” (entenda abaixo) e fizeram a estreia no mercado de criptomoedas.

Entenda o que aconteceu:

  • Trump lançou a criptomoeda $Trump na última sexta-feira (17/1). Ela chegou a valorizar mais de 680% nessa segunda-feira (20/1), dia da cerimônia de posse do republicano.
  • A $Melania foi lançada dias depois, no domingo (19/1), véspera da posse de Trump como chefe da Casa Branca.
  • Memecoins (ou “moedas meme”) são criptomoedas geralmente inspiradas por memes, personagens ou tendências da internet, segundo o site Coinbase.
  • As moedas meme são usadas para capitalizar o entusiasmo em torno de alguma figura ou movimento social. Elas são frequentemente confundidas com criptomoedas, mas não têm nenhuma utilidade econômica.

Trump e a Melania anunciaram as criptomoedas nas redes sociais. No X, o presidente dos EUA publicou um texto com o slogan: “Lute, Lute, Lute”. A primeira-dama também usou o X para compartilhar o link da própria moeda meme.

De acordo com o Coinbase, os memecoins (ou moedas meme) são um tipo de criptomoedas inspiradas por memes, personagens, movimentos sociais ou tendências da internet. O foco deles é aumentar o engajamento e entusiasmo dentro da própria comunidade.

Alguns exemplos de criptomoedas que ganharam o status de “memecoins” são Dogecoin e Shiba Inu.

Segundo o Coinbase, as moedas memes “são frequentemente associadas ao entretenimento em vez de usabilidade”. Vale destacar que as moedas meme são consideradas “ativos de negociação arriscados e voláteis”.

“Assim como outras criptomoedas, memecoins dependem da tecnologia blockchain, um tipo de banco de dados distribuído usado para rastrear ativos virtuais”, explica o site.

“A maioria das memecoins são puramente instrumentos de negociação, ao contrário do Ethereum e outras moedas utilitárias vinculadas a recursos específicos de blockchain”, completa.

Trump pode ter uma criptomoeda?

A resposta é simples: sim, um presidente ou uma primeira-dama podem ter criptomoedas. Isso porque a criação de uma criptomoeda não depende da ação de governos ou de bancos centrais — ou seja, trata-se de um mercado descentralizado. Logo, qualquer pessoa com conhecimento em programação pode criar um ativo digital, até mesmo autoridades.

As criptomoedas $Trump e $Melania foram criadas pela plataforma blockchain Solana.

O site oficial de ambas as criptomoedas informa que: os memes “têm a intenção de funcionar como uma expressão de apoio e engajamento com os ideais e crenças” incorporadas pelos símbolos $Trump e $Melania.

Em avisos ao público, os sites reforçam que os ativos “não têm a intenção de ser, ou ser o assunto de, uma oportunidade de investimento, contrato de investimento ou segurança de qualquer tipo”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.