Dengue tipo 3: doença volta a ser registrada em Goiás após 17 anos

Goiânia – Casos de dengue do tipo 3 voltaram a ser registrados no estado de Goiás, após 17 anos sem notificações da variante da doença. De acordo com informações da Secretaria de Saúde (SES-GO), três casos foram identificados, em Anápolis, Goiatuba e Rio Verde.

Segundo a SES-GO, nos municípios de Goiatuba e de Rio Verde, a identificação foi realizada em 2024, e os pacientes estão curados. O único caso identificado em 2025 é de Anápolis, no entanto, de acordo com a pasta, trata-se de um paciente residente em Mato Grosso e que estava momentaneamente em Anápolis com a doença. Esse paciente também está bem.

“O município fez identificação, coleta, exames e identificou o sorotipo dengue 3, no entanto o caso é contabilizado para o estado de Mato Grosso, pois a notificação é feita a partir do domicílio de residência, e não de ocorrência”, informou a SES em nota enviada ao Metrópoles.

Dengue

O Brasil começa 2025 com o segundo maior recorde de casos de dengue da história. Os números das duas primeiras semanas epidemiológicas ficaram atrás apenas dos registrados no início de 2024. Neste ano, foram confirmadas cinco mortes causadas pela doença, e 69 estão em investigação.

Nas duas primeiras semanas epidemiológicas de 2024, houve 112.956 casos prováveis de dengue. No mesmo período de 2025, foram 57.879. O número representa redução de 48,7%, mas, ainda assim, é o segundo maior para o período. No início de 2023, foram 26.978 casos prováveis. Os números são do Painel Arboviroses, do Ministério da Saúde.

Em Goiás, segundo a SES-GO, até o momento Goiás está com 1.905 casos confirmados e seis óbitos em investigação.

Os números de 2025 representam uma preocupação para as autoridades em saúde. O motivo é o recente histórico da dengue no Brasil. Em 2023, houve um crescimento que levou ao, até então, recorde histórico da doença: 1,65 milhão de casos prováveis.

Com um sorotipo diferente circulando (dengue 3), todas as pessoas que tiveram dengue 1 ou 2 podem adoecer com o novo sorotipo.

Veja os sintomas da dengue tipo 3:

  • Febre alta, acima de 38,5°C;
  • Dor de cabeça, principalmente atrás dos olhos;
  • Dores musculares e nas articulações;
  • Manchas vermelhas na pele;
  • Náuseas e vômitos;
  • Mal-estar;
  • Falta de apetite;

Ações

Segundo a Secretaria de Saúde de Goiás, o governo ampliará o monitoramento dos dados e as ações de controle dentro dos municípios, além de capacitar servidores e prestar suporte às prefeituras, responsáveis diretas pelos atendimentos. Defesa Civil e Corpo de Bombeiros estão entre as unidades que participam da iniciativa.

Para 2025, o estado de Goiás pretende iniciar a borrifação domiciliar, estratégia para lugares pequenos com grande aglomeração. Essa borrifação é um inseticida que borrifa na parede e tem a facilidade de evitar o mosquito por longo prazo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.