Amazon troca comando com 1ª mulher CEO e tenta conter rivais asiáticas

A Amazon Brasil está sob nova direção. Na terça-feira (21/1), a gigante do comércio eletrônico anunciou Juliana Sztrajtman como sua nova CEO no país, no lugar de Daniel Mazini, que estava no cargo desde 2021.

Em um curto comunicado, a empresa agradeceu pelo trabalho do executivo e destacou a trajetória de Sztrajtman na Amazon, com seis anos na companhia e experiência de liderança da divisão de varejo.

Segundo a Amazon Brasil, “mudanças são parte do negócio”. “Estamos confiantes que seguiremos entregando resultados excepcionais para clientes de todo o Brasil”, diz a nota.

Juliana Sztrajtman é a primeira mulher a comandar a Amazon Brasil. Ela também teve passagens por Johnson & Johnson, Citibank, Editora Abril e Nintendo.

Foco no comércio on-line

Segundo analistas do mercado, a expectativa é a de que a executiva priorize, neste primeiro momento, o setor de marketplace, que vem sofrendo com a forte concorrência de asiáticas como Shopee e Temu.

Desde maio, a Amazon vem registrando sucessivas quedas no volume de tráfego de clientes no site e no aplicativo, indicam dados da empresa da pesquisa Similarweb.

  • Dados referentes a novembro de 2024 mostram que, entre as principais empresas do setor, somente Mercado Livre e Shopee tiveram crescimento em todos os meses.
  • O Mercado Livre lidera no ranking de tráfego total no país, seguido por Amazon, Magalu e Shopee.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.