EXCLUSIVO – Belém na COP 30: morte de árvores para beneficiar churrascaria

Mais uma das más notícias na cidade-sede da COP-30 que o mundo precisaria ver para acreditar: a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Belém no último dia 12 de dezembro, ainda sob comando de Christiane Ferreira da Silva, autorizou a retirada de uma mangueira e poda de outras duas, patrimônios históricos, para não atrapalhar a construção da churrascaria Boi Novo, na avenida Generalíssimo Deodoro, no bairro de Nazaré.

Especialistas afirmam para a equipe de reportagem do Portal Ver-o-Fato que as podas e a supressão não foram emitidas pelo departamento de fato responsável, que seria o departamento de áreas verdes públicas e sim pelo departamento de licenciamento e fiscalização. Esse departamento, no caso, só pode emitir autorização de poda ou supressão em áreas internas. Áreas externas não são de competência desse departamento citado.

Ainda segundo especialistas, somente o outro departamento tem a competência técnica pra fazer laudo, emitir parecer técnico, fazer vistoria em áreas verdes públicas, ou seja, arborização urbana é de competência desse departamento.

A supressão urbana só pode ser realizada, mediante critérios técnicos definidos em laudo técnico emitido pelo departamento de arborização, não de licenciamento.

O Ver-o-Fato entrou em contato com a Semma, agora sob comando da secretaria Juliana Nobre, mas até o momento não obteve retorno, o espaço segue aberto para manifestações.

Em pleno ano de COP-30, é um escárnio que o poder público libere possíveis crimes ambientais para beneficiar empresários. O Ver-o-Fato teve acesso aos documentos de autorização ambiental, assinado pelo diretor de departamento de controle ambiental, Antônio Augusto da Cunha Neto, e pela até então secretária municipal de meio ambiente, Christiane Ferreira da Silva; confira:

Documentos aqui.

The post EXCLUSIVO – Belém na COP 30: morte de árvores para beneficiar churrascaria appeared first on Ver-o-Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.