Trump defende perdão a invasores do Capitólio: “Incidentes pequenos”

O presidente recém-empossado dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou os atos de violência contra policiais no Capitólio dos EUA ocorridas no dia 6 de janeiro de 2021 como “ incidentes muito pequenos ”. O comentário do republicano foi realizado no contexto da sua decisão de perdoar mais de 1,5 mil acusados e condenados pela invasão ao prédio do Congresso norte-americano.

“Eles estavam protestando contra a votação porque sabiam que a eleição foi fraudada e estavam protestando contra a votação e você deveria ter permissão para protestar contra a votação”, disse Trump.

  • Em um de seus primeiros atos como presidente, Donald Trump perdoou 1,5 mil invasores do Capitólio.
  • Trump fez promessa de campanha para liberar manifestantes que foram condenados e estão presos.
  • O Capitólio dos EUA foi invadido em 6 de janeiro de 2021 e deixou 5 mortos e 140 feridos.
  • O prejuízo da invasão, segundo estimativas de outubro de 2022, ultrapassou R$ 15,2 milhões.
  • J.D.Vance afirmou que só os que fizeram uma manifestação pacífica devem ser perdoados.

Donald Trump foi perguntado do por quê das pessoas que foram violentas com a polícia terem sido incluídas no perdões presidenciais.

Como resposta, o presidente alegou que eles sofreram condições de prisão indevidamente duras e afirmou, falsamente, que a eleição de 2020 foi roubada, apesar de tribunais, autoridades e seu próprio procurador-geral terem descoberto o contrário.

“A maioria das pessoas eram absolutamente inocentes. Ok, Mas esquecendo tudo sobre isso, essas pessoas serviram, horrivelmente, por um longo tempo. Seria muito, muito incômodo ir e olhar. Você sabe de quantas pessoas estamos falando? 1.5 mil pessoas”, afirmou Trump em entrevista a Fox News, nessa quarta-feira (22/1).

Apesar da decisão de Trump, o seu vice-presidente JD Vance, havia dito em entrevista a emissora americana Fox News no domingo (12/1), que o perdão só deve ser concedido àqueles que foram pacíficos e não aos que invadiram e depredaram o Congresso norte-americano.

“Se você protestou pacificamente em 6 de janeiro, deveria ser perdoado. Se você cometeu violência naquele dia, obviamente não deveria ser perdoado, e há uma pequena área cinzenta aí, mas estamos muito comprometidos em ver a administração igualitária da lei”, afirmou J.D.Vance.

Relatos da mídia norte-americana sugerem que Trump teria perdido a paciência com a ideia de analisar os casos individualmente e queria o máximo impacto em seu primeiro dia no cargo.

Segundo o site Axios, Trump afirmou “Foda-se. Soltem todos eles’” a um conselheiro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.