PT chama Sidônio para dar ideias de comunicação à militância

O PT convocou a militância para uma plenária virtual nesta quinta-feira (23/1) para discutir estratégias de comunicação para auxiliar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na divulgação das ações. O encontro contará com a presença do novo ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Sidônio Palmeira.

O que aconteceu:

  • A plenária virtual com a militância do PT acontece logo depois de duas crises na comunicação do Palácio do Planalto;
  • A reunião foi organizada pela presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, e pelo secretário nacional de Comunicação do PT, deputado Jilmar Tatto;
  • O tema da plenária é “A Estratégia de Comunicação e Enfrentamento a Fake News”, e mais de 2.300 pessoas se inscreveram para participar.

A reunião foi convocada pela presidente do partido, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), e pelo secretário nacional de Comunicação do PT, deputado Jilmar Tatto (PT-SP). A ideia central da plenária é discutir de que forma a sigla pode contribuir para ampliar a comunicação do governo Lula.

O encontro acontece logo depois de duas crises na comunicação do Palácio do Planalto. A primeira está relacionada a uma normativa da Receita Federal para monitoramento das transferências via Pix, medida que já foi revogada. Já a segunda, e mais recente, diz respeito à possibilidade de mudança nas regras do prazo de validade de alguns alimentos.

Em ambos os casos, a direita tem conseguido dominar as redes sociais e pautar o tema a ser discutido. O governo Lula, por outro lado, tem apresentado respostas mais institucionais, o que não consegue furar a bolha das plataformas digitais.

Jilmar Tatto explicou ao Metrópoles que a comunicação realizada pela Secom é limitada, visto as regras institucionais, mas destacou que a militância pode ajudar a alavancar as pautas por meio da centralização das ações no presidente Lula.

“Não é só o PT enquanto instituição, os deputados do PT têm que fazer vídeo; os vereadores, senadores, os deputados estaduais. Existe um conteúdo e você tem que fazer com que as pessoas reproduzam esse conteúdo de forma coordenada e organizada, e não espalhada”, pontuou o deputado.

O secretário de Comunicação reforça que a direita tem se utilizado de múltiplos personagens para conseguir engajamento nas redes sociais. Nomes como o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, por exemplo. Já o PT deve se concentrar na centralização de Lula, acredita Tatto.

“Não dá para você também ficar falando sobre todos os assuntos. Às vezes, você tem que focar naquele assunto que interessa, onde politicamente é bom”, completou Tatto.

A plenária convocada pelo PT tem como tema: “A Estratégia de Comunicação e Enfrentamento a Fake News”. A expectativa é de que deputados, senadores, vereadores e a militância participem. Segundo Tatto, há mais de 2.300 inscritos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.