Celina promete punição para descarte irregular de lixo: “Apertar na multa”

O Governo do Distrito Federal (GDF) trabalha para oferecer mais moradia à população, afirma a governadora em exercício, Celina Leão (PP). Importante por si só, a medida também tem por objetivo combater a grilagem de terras para evitar, futuramente, problemas ambientais como desabamentos, alagamentos e enxurradas.

A declaração foi dada pela governadora no Metrópoles Entrevista, na noite desta quinta-feira (23/1). “Hoje, nós assinamos com o Brasília Ambiental uma licença para mais de 20 mil moradias em Samambaia, próximo ao Recanto das Emas, dando essa oportunidade para as pessoas não comprarem do grileiro”, afirmou Celina.

A medida auxilia no combate às “quadrilhas de grilagem”, como classifica a governadora. “Eles [os grileiros] vendem, e a população, de boa fé, compra. É ilegal, traz vários transtornos, custa três, quatro vezes mais caro”, declarou.

“O que nós precisamos fazer é ofertar moradia para quem precisa, para que possam comprar onde a gente já entrou com drenagem, asfalto, transporte público.”

Veja entrevista completa:

Monitoramento on-line e multa

Ainda sobre a preservação ao meio ambiente e prevenção a desastres, Celina Leão ressaltou que a Secretaria DF Legal tem atuado de forma on-line para multar quem joga lixo na rua indevidamente, por exemplo. Como revelou o Metrópoles, o DF tem 4 mil pontos de descarte irregular.

“O DF Legal aderiu a uma plataforma da Secretaria de Segurança Pública e, agora, participa de um monitoramento on-line em tempo real das áreas”, conta a governadora em exercício. “O que nós temos a dizer à população é, cada dia mais, apertar na multa”, alerta.

“Precisamos investir na educação ambiental. As pessoas precisam entender que, quando descartam lixo de forma irregular, trazem vários problemas, como bueiros entupidos, proliferação do mosquito da dengue, contaminações”, menciona.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.